[weglot_switcher]

Produção na construção diminuiu 2,0% e índice de emprego subiu 0,6%

As perspetivas no setor da construção parecem positivas e segundo o INE, “os índices de emprego e de remunerações apresentaram, ambos, uma variação homóloga de 0,2% em outubro, variações de menos 0,4% e 1,3% no mês anterior, respetivamente”.
11 Dezembro 2020, 11h48

Os dados desta sexta-feira, 11 de dezembro, do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a produção na Construção em Outubro apontam para uma diminuição de 2,0%. Já o índice de emprego registou uma subida de 0,6%.

Além desta redução, o segmento da Construção de Edifícios diminuiu 3,1%  em comparação com a redução de 2,9% em Setembro, o de Engenharia Civil teve uma variação de menos 0,3%. A variação média nos últimos 12 meses da construção de edifícios corresponde a 3,5%. Outubro ficou marcado por uma taxa de 0,5% de variação em cadeia sobre a construção de edifícios.

Segundo o INE, “os índices de emprego e de remunerações apresentaram, ambos, uma variação homóloga de 0,2% em outubro, variações de menos 0,4% e 1,3% no mês anterior, respetivamente”. Em comparação com setembro, o índice de emprego aumentou 0,6%. O índice de remunerações variou 1,4% , mas em outubro de 2019 o número a taxa era de 2,4%. A variação média nos últimos 12 meses foi de 5,2%.

O INE também explica que chegar a estes dados foi “recolhida informação sobre o número de horas trabalhadas em engenharia civil e na construção de edifícios, sendo utilizada como proxy do índice de produção”. Para obter informação relativa às remunerações, “é realizado um inquérito mensal, por formulário eletrónico, junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional, dedicando-se principalmente à construção e à promoção imobiliária”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.