Produção nacional de batata em risco de ser afetada pela traça da Guatemala

“É uma praga devastadora a nível dos tubérculos, nos campos como em armazém. Destrói as culturas quase por inteiro e, por esse motivo, nós estamos muito preocupados porque esta situação poderá levar a efeitos económicos muito graves […]. Uma das nossas principais lutas é que, se a praga entrar [em Portugal], possa haver alguma compensação para os produtores e armazenistas”, disse Sandra Pereira, em declarações à Lusa.

Reuters

A secretária-geral da associação Porbatata disse hoje à Lusa que há risco da produção nacional de batata ser afetada pela traça da Guatemala, provocando “efeitos económicos muito graves” e alertou para a necessidade de apoios económicos.

E prosseguiu: “Esta é uma praga de quarentena. Como o nome indica, a origem é da América Central. Veio para as Canárias e, posteriormente, entrou no norte de Espanha. Existe o risco de chegar a Portugal devido até aos circuitos comerciais”.

De acordo com a responsável, Portugal já tem um plano de contingência para a praga, da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que prevê “medidas de contenção e monitorização da praga”, de forma a prevenir a sua chegada a Portugal ou a minimizar os estragos.

“Se a praga entrar em Portugal, deverão ser tomadas medias muito drásticas”, alertou.

No entanto, a secretária-geral da Porbatata referiu que, neste momento, a única medida que pode ser tomada é a prevenção, sublinhando que esta praga confunde-se com a vulgar traça da batata, o que dificulta a identificação por parte dos produtores.

“A DGAV e o Ministério da Agricultura estão a fazer a monitorização e têm colocado armadilhas nas zonas de possível entrada do inseto. É o que pode ser feito neste momento”, sublinhou.

Ler mais
Recomendadas

Braga torna-se a 13ª cidade a receber os serviços da Uber Eats

Atualmente, o Uber Eats cobre perto de 30% da população portuguesa estando, a partir de hoje, disponível em treze cidades nacionais. Freguesias como Gualtar, Real e Nogueira integram nas sete freguesias de Braga onde este serviço estará disponível.

Bebidas da Super Bock vão ser distribuídas pela Uber Eats

“Esta parceria sob a chancela da Super Bock é inédita em Portugal e marca o arranque de um novo serviço de entrega exclusiva de bebidas frescas ao domicílio, através do Uber Eats”, destaca um comunicado da cervejeira.

Comissário quer Política Agrícola Comum pós-2020 com mais apoios para jovens agricultores

Phil Hogan garantiu esperar dos Estados-membros um plano sobre “o que estão a pensar fazer a nível nacional”.
Comentários