[weglot_switcher]

Produtos mais caros no mês de Abril

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Abril deste ano aumentou para 1,2 por cento (%), superior à registada no mês anterior em 0,2 pontos percentuais (p.p.), revelou hoje o INE.
16 Maio 2018, 12h24

Em nota de imprensa, o Instituto Nacional de Estatística (INE) esclareceu que na taxa de 1,2%, as variações positivas mais significativas ocorreram nas classes do ensino (+2,5%), da saúde (+2,4%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+2,3%), do lazer, recreação e cultura (+2,2%) e dos bens e serviços diversos (+2,2%).

Os aumentos também se verificaram nas classes das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+1,9%), e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+1,3%), sendo que no sentido contrário, as variações negativas foram registadas nas classes dos transportes (-0,1%) e dos vestuário e calçado (-1,4%).

O INE constatou que as contribuições negativas verificadas foram largamente suplantadas pelas contribuições positivas, resultando na variação homóloga positiva observada para o IPC total nacional.

O instituto apontou ainda que o indicador de inflação subjacente, ou seja, o índice total excluindo energia e produtos alimentares não transformados, registou uma variação homóloga de 0,2%, valor idêntico ao registado no mês anterior.

Na mesma linha, o INE revelou que a variação mensal do IPC foi -0,1% (0,0% no mês anterior e -0,3% em Abril de 2017), valor inferior ao registado no mês anterior em 0,1 p.p. e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,1%, valor superior ao registado no mês anterior em 0,1 p.p.

Na variação mensal de -0,1%, registada em Abril de 2018, o INE esclareceu que as classes com maior variação negativa foram as dos vestuário e calçado (-0,2%), dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (-0,2%) e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,3%).

Por outro lado, as variações mensais positivas foram observadas nas classes dos acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+0,6%), do lazer, recreação e cultura (+0,5%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+0,3%), das rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+0,2%), da saúde (+0,2%), dos transportes (+0,1%) e dos bens e serviços diversos (+0,1%).

Em relação a variação média dos últimos 12 meses de 1,1%, o INE indicou que a nível regional, registaram-se variação mensal nula em São Vicente e negativa em Santiago e Santo Antão de -0,1% e -0,2%, respectivamente.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.