[weglot_switcher]

Professores vão dizer ao Governo que não faz sentido realizar exames este ano letivo

Sindicatos de professores vão dizer hoje ao Governo que não faz sentido realizar provas de aferição e exames de 9º, 11º e 12º anos.
8 Abril 2020, 12h25

A Federação Nacional da Educação (FNE) defende que não faz sentido realizar exames este ano letivo depois da interrupção de aulas devido à pandemia da Covid-19.

Esta vai ser a mensagem que a FNE, que junta vários sindicatos de professores, vai transmitir ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na videoconferência que vai ter lugar hoje pelas 15h30 para a “avaliação e auscultação da atual situação provocada pelo surto epidemiológico da Covid-19”.

O Governo decide amanhã se as aulas vão ser retomadas na próxima semana após as férias da Páscoa. Além das reuniões no ministério da Educação, também o primeiro-ministro está a receber hoje os líderes dos partidos parlamentares para abordar a eventual reabertura das escolas.

Os professores vão transmitir assim a sua “preocupação com a garantia de realização dos exames que não pode, na nossa opinião, sobrepor-se ao respeito pela saúde pública”.

“A FNE entende que no presente ano letivo, independentemente das soluções que venham a ser adotadas, não devem realizar-se nem as provas de aferição, nem os exames de 9º ano, e que também não deveriam realizar-se os exames de 11º e 12º anos”, segundo o comunicado da Federação.

Sobre as aulas à distância, a Federação defende que “devem ser adotadas modalidades de ensino a distância ao longo do 3º período letivo cabendo ao Ministério da Educação a obrigação de garantir as condições e os recursos que permitam o acesso a todos os alunos, incluindo a televisão, de forma a atenuar o agravamento das desigualdades sociais e as inúmeras insuficiências que se verificaram nas últimas semanas de interrupção antecipada das atividades letivas”.

Se as aulas presenciais vierem a ser retomadas, “terão de ser tomadas medidas de proteção, higienização e segurança que a FNE considera serem de muito difícil concretização, senão mesmo impraticáveis”, defendem os sindicatos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/primeiro-ministro-recebe-hoje-partidos-sobre-perspetivas-de-reabertura-do-ano-escolar-573111

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.