[weglot_switcher]

Profissionais de saúde pedem consenso sobre vacinação de jovens entre 12 e 15 anos (com áudio)

A Ordem dos Médicos assumiu que na segunda-feira já tinham chegado “relatos de aumento de contactos com os centros de saúde de pessoas interessadas em vacinar os filhos nestas idades”. 
  • Centenas de adolescentes residentes na Madeira afluíram hoje ao Centro de Vacinação do Funchal para serem vacinados contra a covid-19, sendo esta a primeira região começar a inocular a partir dos 12 anos. HOMEM DE GOUVEIA/LUSA
3 Agosto 2021, 09h05

A Direção-Geral da Saúde ainda não publicou a norma relativamente à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, mas a Região Autónoma da Madeira decidiu começar a proceder à vacinação desta faixa etária no último sábado, 31 de julho. Os profissionais de saúde pedem que as regras sobre esta vacinação sejam o mais claras possíveis, bem como os critérios para o processo, avança o “Público”.

A norma ainda está a ser elaborada e deverá estar concluída em breve, não se sabendo ainda a lista de doenças elegíveis para a vacinação prioritária destas faixas etárias. A Ordem dos Médicos criticou na segunda-feira a criação de prioridades na vacinação para os jovens, considerando que a medida “cria desigualdades” entre as famílias.

A Ordem dos Médicos assumiu que na segunda-feira já tinham chegado “relatos de aumento de contactos com os centros de saúde de pessoas interessadas em vacinar os filhos nestas idades”.

Na passada sexta-feira, a DGS admitia esperar pela existência de mais dados científicos para tomar uma decisão sobre a vacinação universal deste grupo, apesar da possibilidade de vacinação de qualquer jovem nestas idades por indicação médica ter ficado em aberto.

A Ordem dos Médicos sustenta que a DGS apresenta contradições nos seus discursos, por ter dito inicialmente que seria necessário mais evidência científica e posteriormente ter admitido que desde que exista “indicação médica, qualquer adolescente poderá ter acesso à vacina”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.