[weglot_switcher]

Programa para atrair cidadãos para interior do país não tem procura

Esta foi a única medida da Nova Geração de Políticas de Habitação pensada para os territórios de baixa densidade, e tem o intuito de promover as regiões do interior de Portugal.
29 Novembro 2021, 09h02

O programa Chave na Mão, cujo intuito é atrair moradores para o interior do país, não está a ter o efeito desejado, revela o “Jornal de Notícias”, adiantando que não existe procura dos cidadãos em mudar de vida das metrópoles para os municípios interiores.

Esta foi a única medida da Nova Geração de Políticas de Habitação pensada para os territórios de baixa densidade, tendo sido regulamentado durante a pandemia mas anunciado em 2018 pelo primeiro-ministro.

Este programa consiste nos cidadãos que vivem em territórios de forte pressão urbana e tenham uma habitação própria, mudarem-se para um dos 165 concelhos de baixa densidade nacional. Nestes casos, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) paga uma renda pela casa de quem se pretende mudar e vai subarrendá-la ao programa de rendas acessíveis.

O próprio IHRU confirmou ao “JN” a falta de adesão ao programa Chave na Mão criado pelo Governo. Os autarcas das regiões abrangidas lamentam a demora da regulamentação e a falta de adesão, dado ser “uma boa intenção”, de acordo com o presidente da Câmara de Boticas e vogal da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Queiroga.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.