[weglot_switcher]

Programa Revive avança com novo concurso de reabilitação em Amarante

Segundo um comunicado o Ministério da Economia, “os interessados na recuperação deste mosteiro românico beneditino, fundado no século XII, podem apresentar propostas nos próximos 90 dias, até 21 de novembro”.
  • Cristina Bernardo
23 Agosto 2019, 18h40

O Programa Revive, de reabilitação de património histórico português com fins turísticos, avançou esta sexta-feira, dia 23 de agosto, com o concurso público para a concessão do Mosteiro São Salvador de Travanca, em Amarante.

Segundo um comunicado o Ministério da Economia, “os interessados na recuperação deste mosteiro românico beneditino, fundado no século XII, podem apresentar propostas nos próximos 90 dias, até 21 de novembro”.

“O mosteiro será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos. O caderno de encargos do concurso estipula como valor mínimo de renda anual 51.600 euros”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis do Ministério da Economia destacam que”este edifício está situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país”, acrescentando que “o mosteiro integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico”.

“O edifício tem cerca de 4.248,96 metros quadrados de área bruta total de construção, onde se estima que possam ser instalados cerca de 60 quartos”, adianta o Ministério da Economia.

Segundo os responsáveis deste ministério, o mosteiro de São Salvador de Travanca é um dos 33 imóveis abrangidos pela primeira fase do Programa Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais.

“Este é um dos 12 imóveis localizados em territórios do interior”, assinala o comunicado em questão, aduzindo que se pretende com este programa “valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

“Este é o 19º concurso lançado no âmbito do Programa REVIVE. Atualmente, estão, ainda, abertos os concursos para apresentação de propostas para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova; do Castelo de Vila Nova de Cerveira; e do Forte da Ínsua, em Caminha”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.