[weglot_switcher]

Programa Revive lança concurso para reabilitar Forte da Ínsua

O Forte da Ínsua, em Caminha, será concessionado por 50 anos, para ser reabilitado para fins turistícos.
8 Agosto 2019, 19h49

Foi lançado hoje, dia 8 de agosto, o concurso público para a concessão do Forte da Ínsua, em Caminha, ao abrigo do programa Revive.

Os investidores interessados têm a partir desta data 90 dias para apresentar propostas, ou seja, até 6 de novembro de 2019.

“O Forte da Ínsua é uma fortificação marítima abaluartada, com planta estrelada irregular, cuja construção inicial remonta a 1392, por ordem do rei D. João I. Possui no seu interior um convento, de origem franciscana, erigido na mesma altura, tendo sido ampliado e restaurado nos séculos seguintes”, explica um comunicado do Ministério da Economia.

Segundo este documento, “o Forte assumiu a forma atual, com cinco baluartes e revelim, durante a remodelação que ocorreu entre 1649 e 1652, que coincidiu com o período da Guerra da Restauração”.

“Desde 1834, ano de extinção das ordens religiosas, que o Forte da Ínsua foi apenas ocupado pelo Exército, tendo o seu último governador sido nomeado em 1909”, acrescenta o referido comunicado.

De acordo cm as informações veiculadas pelo Ministério da Economia, o imóvel em questão localiza-se num ilhéu, a Ínsua de Santo Isidro, na foz do Rio Minho, junto à fronteira com Espanha, sendo acessível através de barco, contando no seu interior com um poço de água doce – “algo raro – só existem outros dois poços de água doce no mar em todo o mundo”.

“O Forte da Ínsua será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos”, assegura o comunicado, acrescentando que “este é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais”.

“Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país. Doze destes imóveis estão localizados em territórios do interior”, acrescenta o Ministério da Economia, adiantando que, “recentemente foi lançada a segunda edição do Revive, com 15 novos imóveis, sete dos quais no interior”.

O Ministério da Economia assinala que este é o 18.º concurso a ser lançado no âmbito do Revive, relembrando que, além deste, atualmente estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova; e do Castelo de Vila Nova de Cerveira.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “o Forte da Ínsua é uma imóvel único, que testemunhou vários séculos da história de Portugal”.

“Dar-lhe novamente vida através do Revive é uma forma de voltar a ter um uso que lhe permitirá sem dúvida ser mais um atrativo ímpar para o posicionamento internacional de Portugal”, sublinha Ana Mendes Godinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.