[weglot_switcher]

Programa Road 2 Web Summit apoiou mais de mil startups desde 2016

As 115 startups selecionadas para esta edição já levantaram, no seu conjunto, cerca de 40 milhões de euros em investimento, um sinal da vitalidade e do reconhecimento do ecossistema nacional junto de investidores, revela a Startup Portugal.
11 November 2024; Speakers, from left, Paddy Cosgrave, CEO & Founder, Web Summit; Carlos Moedas, Mayor, City of Lisbon; and Luís Montenegro, Prime Minister, Government of Portugal, and Startups on Centre Stage during the opening night of Web Summit 2024 at the MEO Arena in Lisbon, Portugal.. Photo by Carlos Rodrigues/Web Summit via Sportsfile
7 Novembro 2025, 23h59

Com a edição deste ano, o programa Road 2 Web Summit atinge um marco histórico de mais de mil startups portuguesas apoiadas desde 2016, “o que reforça o papel deste programa como uma das iniciativas mais relevantes do empreendedorismo português”, refere a Startup Portugal.

Entre os setores com maior representação destacam-se a Inteligência Artificial e Machine Learning, a Healthtech e a Cleantech,”refletindo o dinamismo e a aposta do ecossistema nacional nas áreas da tecnologia, saúde e transição verde”, acrescenta a empresa.

Também ganham força empresas ligadas à Proptech, Fintech, Logística e Hardware & IoT, sinalizando a diversidade e a maturidade crescente das soluções desenvolvidas em Portugal.

As 115 startups selecionadas para esta edição já levantaram, no seu conjunto, cerca de 40 milhões de euros em investimento, um sinal da vitalidade e do reconhecimento do ecossistema nacional junto de investidores, revela a Startup Portugal.

A Startup Portugal destaca outro dado que é a distribuição geográfica das startups participantes: A maioria das startups participantes tem origem fora das grandes regiões de Lisboa e Porto, refletindo a crescente descentralização e maturidade do ecossistema empreendedor português. Cidades como Coimbra (11), Braga (7), Leiria (3), Guimarães (3) e Covilhã (3) destacam-se entre os principais polos de inovação, ilustrando a diversidade geográfica e a vitalidade do ecossistema nacional.

“O Road 2 Web Summit é mais do que um programa de apoio, é um ponto de partida para muitas histórias de sucesso. A evolução das startups portuguesas nos últimos anos mostra que o nosso ecossistema continua a ganhar escala, talento e reconhecimento internacional, afirmando-se como um dos mais dinâmicos e inovadores da Europa. É um orgulho ver o potencial das empresas nacionais a transformar-se em impacto real, dentro e fora de Portugal”, refere Alexandre Santos, Presidente da Startup Portugal.

“A cada edição vemos o ecossistema português de startups evoluir através do Road 2 Web Summit. O que mais nos impressiona não é apenas o número de startups participantes, mas de onde elas vêm. Estamos a ver empresas a surgir em Coimbra, Braga, Leiria, Guimarães, Covilhã e em várias outras regiões do país. Estamos entusiasmados por ver estes fundadores apresentarem as suas empresas e ideias ao mundo no Web Summit, conectando-se com investidores, talento e parceiros numa plataforma global, criando relações que podem transformar os seus negócios”, refere Artur Pereira, Web Summit Country Manager para Portugal e Brazil.

Artur Pereira adiciona que “o programa Road 2 Web Summit é uma parceria contínua da Web Summit com o Governo de Portugal, a Startup Portugal e a cidade de Lisboa, a quem muito agradecemos, e que tem permitido dar visibilidade global a centenas de startups e empreendedores nacionais. O resultado é um ecossistema mais inclusivo, dinâmico e ambicioso, provando que quando a inovação vai além das grandes cidades, ganha todo o país”.

Durante as últimas semanas, as startups selecionadas participaram em 2 duas sessões de bootcamps, em Lisboa e no Porto, com formação e mentoria orientadas por especialistas nacionais e internacionais, bem como encontros com investidores e outros stakeholders relevantes do ecossistema.

Na Web Summit, as startups que integram o programa Road 2 Web Summit vão ainda competir por dois prémios: a Startup mais promissora (15 mil euros) e a startup com melhor desempenho nos bootcamps e na conferência (5 mil euros). Em 2024, as distinções foram atribuídas às empresas Framedrop.ai e Deeploy.

A Presidência da República recebeu esta quinta-feira, 8 de novembro, as startups da delegação portuguesa que vão marcar presença na Web Summit 2025, que decorre em Lisboa entre os dias 10 e 13 de novembro.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário de Estado de Economia, João Rui Ferreira, do CEO e fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, e do Presidente da Startup Portugal, Alexandre Santos.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.