[weglot_switcher]

Programa Valorizar aprova dez projetos de turismo acessível no valor de 2,8 milhões de euros

O financiamento de dez projetos de turismo acessível foi aprovado, no âmbito do 2.º aviso do ‘Programa Valorizar’, envolvendo um incentivo que ultrapassa os 1,4 milhões de euros, num investimento global de mais de 2,8 milhões de euros.
4 Agosto 2020, 17h53

O ‘Programa Valorizar’ aprovou dez projetos de turismo acessível, num investimento conjunto que supera os 2,8 milhões de euros.

“O financiamento de dez projetos de turismo acessível foi aprovado, no âmbito do 2.º aviso do ‘Programa Valorizar’, envolvendo um incentivo que ultrapassa os 1,4 milhões de euros, num investimento global de mais de 2,8 milhões de euros”, adianta um comunicado do Ministério da Economia.

Segundo esse documento, “no total, o 2.ºaviso do ‘Valorizar’ recebeu 352 candidaturas, das quais 85 foram já aprovadas (24%)”.

“Em relação ao turismo acessível, foram submetidas 29 candidaturas, das quais dez foram eleitas para atribuição de financiamento (34%). A taxa de apoio no turismo acessível é, assim, superior à taxa global de candidaturas aprovadas no programa”, adianta o referido comunicado.

De acordo com esta nota, “os projetos aprovados são dinamizados por entidades públicas e privadas, destacando-se no primeiro grupo as autarquias, sempre em estreita articulação com as Entidades Regionais de Turismo”.

Os dados foram anunciados hoje, dia 4 de agosto, em Coimbra, pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, junto da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na sessão pública de assinatura de sete contratos, no âmbito de projetos de turismo acessível apoiados pelo ‘Programa Valorizar’.

Foram assinados, esta tarde, os contratos entre o Turismo de Portugal e os promotores dos projetos para criação de suportes acessíveis e inclusivos da informação turística do Município de Albergaria-a-Velha; do ‘Bombarral4all’, do município do Bombarral; do ‘Algarve for All’ – Promoção e Desenvolvimento do Turismo Acessível, Região de Turismo do Algarve; da ‘Praia Del Rey Mais Acessível’ – Praia e Percursos Pedestres, da Junta Freguesia da Amoreira, município de Óbidos; do ‘Bom Sucesso +Acessível’, praia e percursos pedestres, da Junta Freguesia do Vau, município de Óbidos; do ‘Transporte Acessível para Todos’, do Tourismforall Unipessoal, e do Museu da Ciência – Criação de Acessibilidades ao Turista da Universidade de Coimbra.

O ‘Programa Valorizar’ foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, através, nomeadamente, da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.

“O Programa Valorizar, dinamizado pelo Turismo de Portugal, IP, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros”, conclui o comunicado do Ministério da Economia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.