Proteção Civil fez cerca de mil adjudicações por ajuste direto nos últimos onze anos

Nos últimos onze anos, a Proteção Civil adjudicou 1.194 contratos, sendo que 85% foram por ajuste direto.

Entre 2008 e 2018, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)  fez 987 adjudicações por ajuste direto, o que corresponde a 85% dos 1.194 contratos públicos que celebrou, notícia o Expresso, este sábado, edição impressa.

Além dessas cerca de mil adjudicações por ajuste direto, a ANEPC fez, a partir de 2018, mais 31 adjudicações por consulta prévia, o procedimento imposto por lei para as compras do Estado no intervalo entre os 20 mil e os 75 mil euros.

Mas o semanário explica que, apesar de a consulta prévia obrigar o Estado a consultar três empresas no âmbito do mesmo contrato, para fomentar a concorrência, este processo previsto no Código dos Contratos Públicos não difere do ajuste direto.

Ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, a APNEC comprou os kits de autoproteção para a proteção civil, com golas inflamáveis, superior a 75 mil euros. Por isso, não deveria estar sujeito ao ajuste direto, nem à consulta prévia, mas sim ao regime do concurso público, o que não aconteceu.

Ministério Público abre inquérito à compra de golas inflamáveis

 

Ler mais
Relacionadas

Associação alerta que golas antifumo podem provocar crises respiratórias agudas

A Associação de Proteção e Socorro alertou esta quarta-feira que as golas antifumo distribuídas à população, quando expostas ao calor, libertam substâncias que podem desencadear crises respiratórias agudas e tiveram de ser retiradas quando testadas em 2018 no incêndio de Monchique.

Proteção Civil em risco de devolver fundos europeus dos kits de incêndio

A maneira como a Foxtrot Aventura foi contratada para produzir golas antifuno e kits de proteção viola a lei da contratação pública, segundo especialistas legais ouvidos pelo JN.

Golas não se inflamam, diz teste. Veja aqui o relatório completo

As golas antifumo contratadas pela Proteção Civil foram testadas a pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil  (ANEPC) e este teste concluiu que este adereço não se inflama mesmo estando em contacto com chama ou a menos de meio metro de chamas.
Recomendadas

Saiba qual é a chave do Euromilhões

Em jogo, no primeiro prémio, está um ‘jackpot’ no valor de 54 milhões de euros, de acordo com o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia.

Covid-19: Associação de ginásios aconselha suspensão de todos os clubes de ‘fitness’

Também hoje a associação de ginásios já se tinha demonstrado preocupada com a “sustentabilidade” dos pequenos clubes e prestadores de serviços face aos condicionalismos para conter o novo coronavírus, solicitando à tutela esclarecimentos sobre as limitações impostas ao setor.

Covid-19. Número de mortes chega às 250 em Itália. Autoridades registam mais de 2 mil novos casos infetados

O número de total de casos positivos ascendeu a 17.660, mais 17% em relação aos 15.113 anunciados ontem.
Comentários