[weglot_switcher]

Provisões no grupo BCP na Polónia somam 113 milhões e banco admite prejuízos

A administração do banco polaco do BCP tomou a decisão de constituir nas contas do segundo trimestre provisões de 460,1 milhões de zlotys (101,4 milhões de euros) para riscos jurídicos relacionados com os empréstimos hipotecários cambiais originados pelo banco.
7 Julho 2021, 18h31

O Banco Comercial Português (BCP) informou o mercado de que o Bank Millennium, uma subsidiária por si detida a 50,1%, publicou esta quarta-feira o current report, dando conta que o conselho de administração do banco polaco tomou a decisão de constituir, nas contas do segundo trimestre deste ano, provisões de 460,1 milhões de zlotys (101,4 milhões de euros) para riscos jurídicos relacionados com os empréstimos hipotecários em francos suíços originados pelo banco.

Serão também constituídas provisões adicionais de 53,6 milhões de zlotys (11,81 milhões de euros) contra o risco legal relacionado com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, mas sem impacto no “bottom line”, ou seja, sem impacto na conta de resultados deste banco.

As provisões refletem a contínua tendência negativa que se tem verificado nas decisões judiciais, a entrada de novos processos judiciais e ainda as mudanças na metodologia de avaliação de risco do banco.

Em função deste nível de provisões e apesar do sólido desempenho operacional, “o Bank Millennium espera um resultado líquido negativo no segundo trimestre de 2021”, reconhece o banco polaco maioritariamente detido pelo BCP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.