[weglot_switcher]

PS defende plano de investimentos públicos para alavancar economia da Madeira

Os socialistas dizem que são necessários novos mecanismos de apoio às empresas, a fundo perdido, mas direcionado para determinadas áreas onde se possa dar um ‘salto’ qualitativo naquilo que é o paradigma de desenvolvimento da Região, e ainda uma “forte aposta” na reestruturação da saúde e no reforço da estratégia de habitação social.
6 Julho 2020, 12h35

O PS Madeira defendeu um plano de investimentos públicos com o intuito de alavancar a economia regional, durante a pandemia do coronavírus covid-19. Os socialistas dizem que é necessário definir as áreas onde esse investimento será feito, que esse investimento deve ser reprodutivo e que melhore a qualidade de vida das pessoas.

“Precisamos de um programa onde se define em que áreas esse investimento público deverá acontecer e qual a estratégia que será utilizada nas políticas públicas para criar novas oportunidades naquela que é a atividade económica da Região”, disse Paulo Cafôfo, deputado do PS.

O socialista diz que é preciso uma gestão responsável e pensada desse investimento público, ao contrário do que se tem verificado na região autónoma. “E digo isto porque não pode acontecer como a obra do novo hospital, um investimento estruturante, que tem sofrido atrasos atrás de atrasos. E que apesar de estar inscrita no orçamento não vai para o terreno este ano”, acrescentou.

“Precisamos de novos mecanismos de apoio às empresas, a fundo perdido, mas direcionado para determinadas áreas onde se possa dar um ‘salto’ qualitativo naquilo que é o paradigma de desenvolvimento da Região. Falo do apoio a fundo perdido para as empresas que possam inovar em termos tecnológicos, dando o tal ‘salto’, na economia digital, mas também apoios para empresas que tenham na sustentabilidade ambiental e energética o seu foco e a sua reorganização”, explicou o deputado socialista.

Cafôfo defendeu ainda uma “forte aposta” na reestruturação da saúde e no reforço da estratégia de habitação social.

O deputado do PS Madeira alertou ainda para a subida no número de empresas que estão a recorrer ao lay-off, bem como na evolução nos números do desemprego. “O número de empresas que estão em regime de lay-off têm estado constantemente a aumentar, na Região são mais de 3.330 empresas, num universo de mais de 43 mil trabalhadores”, sublinhou.

Cafôfo destacou ainda as verbas que a Madeira vai receber, quer através da República como da União Europeia. O deputado socialista diz que é preciso saber onde aplicar o dinheiro, e que o investimento público será fundamental para alavancar a economia.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1591970979213&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.