[weglot_switcher]

PS e PSD rompem acordo da Lei de Bases da Saúde. Socialistas viram-se para a esquerda

O Partido Socialista referiu que os sociais-democratas queriam “reabrir” o processo por completo e não apenas melhorar o texto que se encontra em discussão relativo à Lei de Bases da Saúde.
  • Cristina Bernardo
28 Junho 2019, 16h20

O Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) romperam as negociações esta sexta-feira para uma tentativa de acordo para a aprovação do texto da Lei de Bases da Saúde que se encontra neste momento em discussão.

O PS refere que os sociais-democratas queriam “reabrir” o processo por completo e não apenas melhorar o texto. “Esta posição do PSD não é uma verdadeira negociação, é sim uma tentativa de reabertura do debate da lei de bases da saúde par deixar em vigor a actual Lei de Bases da Saúde”, afirmou Jamila Madeira, vice-presidente da bancada socialista., numa conferência de imprensa a propósito sobre este tema.

De acordo com Jamila Madeira, em causa está o facto de o PSD propor, para início de conversa, “a alteração e revisão de 22 bases num total de 28 da proposta de lei sendo que 10 seriam novas bases”, como tal e tendo em conta esta posição do PSD não é possível “sequer ponderar” as negociações.

O PS vira-se agora para os partidos de esquerda para que aprovem esta proposta. “Apelamos, por isso, uma vez mais, aos partidos que não se revêm na lei actual que incentiva as parcerias público-privadas a permitirem que este Governo do PS, apoiado no Parlamento pelo PCP, BE e PEV, aprove uma lei que proteja o Serviço Nacional de Saúde. Deixar como está é a pior solução, é deixar que os impostos dos portugueses continuem a ser canalizadas para o sector privado da saúde”, salientou Jamila Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.