PS quer lançar campanha nacional sobre “qualidades” e “benefícios” do consumo de leite

Grupo Parlamentar do PS apresentou projeto de resolução que insta o Governo a desenvolver uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”. Deputados socialistas criticam “bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite e que utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite'”.

“Nos últimos anos em Portugal, tem-se assistido uma instabilidade no setor leiteiro, particularmente grave ao nível da produção”, começa por salientar o projeto de resolução entregue pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, a 14 de junho, recomendando ao Governo que desenvolva uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”.

“As razões para este são diversas, quer de origem externa – como o fim das quotas leiteiras, o embargo russo ou a crise económica – mas, também de origem interna, derivadas do decréscimo no consumo de leite e dos seus derivados. A diminuição do consumo interno de leite e de produtos lácteos deve-se, entre outras razões, ao aparecimento, e o aumento do consumo, de bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite que utilizavam e utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite'”, acusam os deputados do PS, na exposição de motivos do diploma.

“Constata-se, igualmente, a difusão de verdadeiras campanhas, pelos mais diversos meios de comunicação, contra o consumo de leite. Estas campanhas de desinformação, sem qualquer suporte científico, associam ao consumo de leite influências negativas no bem-estar e saúde humanas, contribuindo para um aumento das preocupações dos consumidores relativamente a este produto”, criticam os deputados socialistas. “Neste contexto, a reflexão sobre a pertinência do consumo de leite, o seu valor nutritivo e benefícios para a saúde, torna-se necessária, contribuindo para um melhor esclarecimento ao consumidor. Assumem, neste âmbito, particular relevo, as entidades públicas ou devidamente credenciadas, que possam atestar as propriedades do leite e dos seus derivados”.

Através do projeto de resolução, o Grupo Parlamentar do PS recomenda ao Governo que “desenvolva uma campanha de informação, de âmbito nacional, com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, sobre as qualidades do leite e os benefícios do seu consumo para a saúde da população”.

Recomendadas

CGTP considera possível aumento salarial de mais de mil euros

A CGTP considera possível um aumento salarial superior a mil euros por trabalhador, em média, e vai usar essa perspetiva para defender o aumento generalizado dos salários junto dos partidos com representação parlamentar, a partir de hoje.

Se formar Governo, CDU promete reabrir escolas, hospitais e balcões da CGD e correios

Se conseguir formar Governo, após as eleições de outubro, a Coligação Democrática Unitária (CDU) compromete-se a reabrir, de imediato, serviços públicos encerrados, como estações de correios, balcões da CGD, unidades de saúde e escolas, na próxima legislatura.

Fumadores arriscam até 250 euros de multa se atirarem beatas para o chão

Se os tabagistas estão sujeitos a multas, o mesmo acontece às entidades que não disponibilizem cinzeiros aos clientes. Para as entidades, as multas podem ir dos 250 euros até aos 1.500 euros. A medida vai ser submetida à votação final na sexta-feira e só entra em vigor em 2020.
Comentários