PS quer lançar campanha nacional sobre “qualidades” e “benefícios” do consumo de leite

Grupo Parlamentar do PS apresentou projeto de resolução que insta o Governo a desenvolver uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”. Deputados socialistas criticam “bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite e que utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite'”.

“Nos últimos anos em Portugal, tem-se assistido uma instabilidade no setor leiteiro, particularmente grave ao nível da produção”, começa por salientar o projeto de resolução entregue pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, a 14 de junho, recomendando ao Governo que desenvolva uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”.

“As razões para este são diversas, quer de origem externa – como o fim das quotas leiteiras, o embargo russo ou a crise económica – mas, também de origem interna, derivadas do decréscimo no consumo de leite e dos seus derivados. A diminuição do consumo interno de leite e de produtos lácteos deve-se, entre outras razões, ao aparecimento, e o aumento do consumo, de bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite que utilizavam e utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite'”, acusam os deputados do PS, na exposição de motivos do diploma.

“Constata-se, igualmente, a difusão de verdadeiras campanhas, pelos mais diversos meios de comunicação, contra o consumo de leite. Estas campanhas de desinformação, sem qualquer suporte científico, associam ao consumo de leite influências negativas no bem-estar e saúde humanas, contribuindo para um aumento das preocupações dos consumidores relativamente a este produto”, criticam os deputados socialistas. “Neste contexto, a reflexão sobre a pertinência do consumo de leite, o seu valor nutritivo e benefícios para a saúde, torna-se necessária, contribuindo para um melhor esclarecimento ao consumidor. Assumem, neste âmbito, particular relevo, as entidades públicas ou devidamente credenciadas, que possam atestar as propriedades do leite e dos seus derivados”.

Através do projeto de resolução, o Grupo Parlamentar do PS recomenda ao Governo que “desenvolva uma campanha de informação, de âmbito nacional, com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, sobre as qualidades do leite e os benefícios do seu consumo para a saúde da população”.

Recomendadas

Ministra admite que a precariedade na Cultura está “mais visível” mas sem solução “em dois meses”

Segundo a ministra, o Governo está “a trabalhar” e assumiu “o compromisso de, ao longo deste ano, resolver as questões laborais, de carreiras contributivas” ou “de descontos” destes profissionais, entre outras matérias.

Morreu Luís Pimentel, ex-secretário-geral adjunto do PSD

Luís Pedro Pimentel, natural de Alijó, distrito de Vila Real, foi secretário-geral adjunto dos sociais-democratas durante a liderança de Pedro Passos Coelho, quando o secretário-geral era José Matos Rosa, e foi deputado à Assembleia da República, que deixou em 2015.

Ministro do Ambiente congratula-se com abertura das praias mas pede cumprimento das regras

Na cerimónia de abertura da época balnear, que decorreu na Praia da Rocha, em Portimão, João Pedro Matos Fernandes revelou-se orgulhoso “por não haver praias privadas em Portugal”, defendendo que o “acesso ao areal deve ser livre, mas há que garantir as regras impostas este ano”.
Comentários