PS quer rever cobrança coerciva de dívidas não fiscais pela AT

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que defende uma revisão da cobrança coerciva de dívidas de portagens e de outras dívidas não fiscais por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Sublinhando que a AT é atualmente responsável pela cobrança de dívidas não tributárias de diversas entidades públicas e privadas e que os procedimentos que antecedem a instauração do processo de execução fiscal são “por vezes pouco eficientes” e “promovem situações” de “injustiça para com os contribuintes”, o PS defende a necessidade de reavaliar o sistema de cobrança coerciva de dívidas de terceiros por parte do fisco.

Neste contexto, propõe que “durante o primeiro semestre de 2020 o Governo proceda à revisão global do modo como decorre a fase que antecede a instauração dos processos de execução fiscal, “nos termos da qual se inclui a revisão do procedimento contraordenacional para a cobrança de dívidas referentes a taxas de portagem”.

A AT cobra atualmente diversas tipologias de dívidas, desde taxas moderadoras na saúde, a propinas, multas dos transportes públicos e custas e coimas de processos judiciais.

A iniciativa do PS propõe ainda que no âmbito desta revisão seja feita uma “análise do atual modelo de cobrança coerciva de dívidas não tributárias pela AT no âmbito dos processos de execução fiscal”.

O objetivo desta análise é a redução do número de processo existentes.

Relacionadas

OE2020: Livre apresenta 32 alterações e diz que 11 têm “sinalização positiva” do Governo

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, anunciou hoje que 11 das 32 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado receberam “sinalização positiva” por parte do Governo.

PS limita “vistos Gold” aos municípios do interior e às regiões autónomas

Esta medida foi anunciada pela líder da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, durante a qual fez questão de salientar que o fim dos vistos “Gold” em zonas como as de Lisboa e Porto “não terá obviamente uma aplicação com efeitos retroativos”.
ana_catarina_mendes_ps_legislativas

OE2020: PS propõe aumento extraordinário das pensões a partir de agosto

A proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entregue pelo PS esta segunda-feira replica o modelo que foi o modelo de 2017 e 2018, em que o reforço adicional foi pago em janeiro. Novo aumento destina-se a pensionistas com reformas mais baixas.
Recomendadas

PIB espanhol teve queda histórica de 17,8% no segundo trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol reduziu esta quarta-feira em sete décimas, para 17,8%, a queda homóloga do PIB do país no segundo trimestre do ano, que tinha sido antecipado a 31 de julho passado.

Presidência portuguesa da União Europeia contrata Fundação Mário Soares por 25 mil euros

Contrato prevê uma exposição física sobre o antigo Presidente da República, formatos digitais e um livro sobre o percurso de Portugal na Comunidade Económica Europeia e na União Europeia.

Plano 2020/2030: Parlamento debate hoje Plano de Recuperação e Resiliência

O parlamento debate hoje o Plano de Recuperação e Resiliência, cujas linhas gerais foram apresentadas na segunda-feira aos partidos e mereceram críticas da esquerda à direita, mas as forças políticas mostraram-se disponíveis para dar contributos.
Comentários