[weglot_switcher]

PS vai chamar secretário da Agricultura e Pescas à Assembleia para esclarecer transporte aéreo de carga

O PS acusa o governante de mentir quando afirma que “existe descriminação” entre a Madeira e Açores no transporte de carga área para o Continente, lembrando que foi o executivo regional a decidir a liberalização total da rota sem salvaguardar obrigações de serviço público.
14 Fevereiro 2019, 15h23

O PS decidiu chamar à Assembleia Legislativa da Madeira o secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, para prestar esclarecimento sobre o transporte de carga entre a Região e o Continente.

Em causa estão declarações do governante aquando da visita da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, à Madeira, onde afirmou “existir discriminação” nos transporte de carga aérea entre a Madeira e o Continente.

“O secretário regional mentiu a uma comissão de um órgão de soberania e aos madeirenses e porto-santenses”, diz Victor Freitas, líder parlamentar do PS Madeira.

O socialista lembra que a Madeira optou em 2008 pela “liberalização total” dos transportes aéreos ao contrário dos Açores que em 2015 criou “uma liberalização com obrigações de serviço público”, em que Estado teria de garantir o transporte de carga e de correio entre os Açores e Lisboa.

A opção pela liberalização ocorrida na Madeira “não salvaguardou os interesses” dos madeirenses em matéria de exportação de produtos regionais para o território nacional como aconteceu nos Açores, diz o deputado do PS.

“Foi uma decisão do Governo PSD da Madeira, não foi uma decisão de Lisboa”, afirmou Victor Freitas, que acrescenta que depois de Conceição Estudante, já passaram pelo governo Eduardo Jesus e presentemente Pedro Calado, que “não tomaram a iniciativa de alterar os critérios da liberalização” e colocar a questão do serviço público de carga aérea e de correios.

“Esta estratégia só se podem entender numa lógica de ânsia de atacar Lisboa, passando um atestado de incompetência a Eduardo Jesus e Pedro Calado, que já tiveram tempo para negociar uma reversão do processo de liberalização do espaço aéreo que contemple obrigações de serviço público para matérias como a carga aérea e os correios, ajudando assim a economia da Madeira e os nossos agricultores”, acrescentou o socialista.

O PS apela a que o PSD “não sirva de escudo à incompetência e às mentiras”que o Governo Regional nos últimos tempos tem vindo a propalar e que aprove a vinda de Humberto Vasconcelos à Assembleia Regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.