[weglot_switcher]

PS vê agricultura como estratégica para o desenvolvimento da Madeira

O PS mostrou ainda preocupação com as dificuldades que existem em atrair jovens para a agricultura, bem como as dificuldades que existem na valorização dos produtos regionais e a baixa produtividade.
13 Maio 2021, 09h29

O PS considera que a agricultura é uma área estratégica para o desenvolvimento da Madeira. O presidente dos socialistas madeirenses, Paulo Cafôfo, lamentou que mesmo depois da entrada de Portugal na União Europeia (UE) e depois de todos os fundos que a região autónoma recebeu, os problemas do setor continuem por resolver.

O socialista, durante a 7ª edição do “Roteiro Geração Madeira”, promovido pela eurodeputada Sara Cerdas, alertou que a área agrícola tem vindo a diminuir, a par do número de agricultores, correspondendo a 9% da população quando nos Açores é de 22%.

Cafôfo mostrou ainda preocupação com as dificuldades que existem em atrair jovens para a agricultura, bem como as dificuldades que existem na valorização dos produtos regionais e a baixa produtividade.

O socialista deixou ainda críticas aos impedimentos ao associativismo, como acontece com a GESBA. “Ninguém está contra a GESBA. O que estamos contra é que os agricultores não possam, se quiserem, não estar dependentes da GESBA e formarem eles próprios a sua associação. Nós não queremos que o Governo ponha a mão em tudo. O que queremos é o contrário, é que o investimento público e as políticas públicas agrícolas possam servir para incentivar a atividade e atrair gente para a agricultura de uma forma rentável”, defendeu Cafôfo.

O presidente do PS Madeira abordou também os problemas do despovoamento dos concelhos rurais, da falta de cadeias curtas de abastecimento e da falta de água, lançando críticas à Água e Resíduos da Madeira (ARM) de “não fazer nem deixar fazer”.

O socialista lamentou que a região não veja a agricultura como uma atividade estratégica para o desenvolvimento da região, considerando que este não deveria ser “um setor desprezado, em que se dá alguns subsidiozinhos”.

Cafôfo disse ainda que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), da Madeira, não possui verbas para a agricultura, acrescentando que “todo o dinheiro que vem, o Governo está a guardar para si para distribuir para os interesses do costume”.

PS quer reduzir dependência do exterior

O presidente do PS Madeira identificou áreas fundamentais para o futuro da agricultura. Aqui incluiu a diminuição da dependência do exterior, a valorização do produto regional, um aumento da nossa produção, a diversificação da economia agrícola e a aposta na agricultura biológica.

Cafôfo considera importância os assuntos ligados à adaptação climática e à transição ecológica, sublinhando que para se atingir esse propósito é preciso uma maior eficiência dos recursos hídricos e um novo modelo de gestão florestal.

O socialista salientou ainda a importância do ordenamento do território como uma ferramenta para combater o despovoamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.