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PSA desenvolve protocolo mais fiável para medição de consumos e emissões

Em conjunto com a T&E, a FNE e o Bureau Veritas, o grupo PSA afirma ter criado um protocolo de medição de consumos de combustível em condições reais, que fornece dados fiáveis aos condutores e tem uma margem de erro de apenas 3%.
6 Setembro 2017, 13h47

Após 18 meses de testes realizados em 60 veículos, incluindo 430 testes em estrada e mais de 40.000 km percorridos, o Grupo PSA, a France Nature Environnement (FNE), a Transport & Environment (T&E) e o Bureau Veritas anunciam ter criado um protocolo de medições de consumos em utilização real (e consequente medida das emissões poluentes) que apresenta uma margem de erro de apenas ±3%. Este programa iniciou-se no final de 2015 e tinha como objetivo abranger 80% dos veículos vendidos pelas marcas Peugeot, Citroën e DS. Para levar a cabo as medições é instalado um equipamento de medição portátil (PEMS).

Este protocolo de testes confirma, de acordo com a PSA, a fiabilidade dos dados exibidos pelos computadores de bordo; que um motor Diesel consome, em média, 1,5 l/100 km menos do que um motor a gasolina; que a diferença entre os dados de homologação e o consumo real é – em cidade – praticamente igual para motores Diesel (2,4 l/100 km) e gasolina (2,5 l/100 km), mas maior em percentagem (diferença de 53% e 42%, respetivamente). O novo protocolo permite saber ainda que o estilo de condução tem menos impacto sobre a eficiência dos veículos com motor Diesel do que sobre os modelos a gasolina; e que os modelos com caixa manual consomem menos combustível do que os de caixa automática (-0,4 l/100 km).

Gilles Le Borgne, Diretor de Qualidade e de Engenharia do Grupo PSA, refere: “O protocolo desenvolvido com a T&E e a FNE garante uma resposta fiável às questões que os nossos clientes nos podem colocar sobre os seus consumos. Estes têm um acesso total e transparente aos dados de consumo. Adicionaremos os primeiros valores das emissões de NOx até ao final do corrente ano.”

Já Greg Archer, Diretor de Clean Vehicles da Transport & Environment (T&E), afirma que “estes testes em condições reais demonstram que é perfeitamente possível recolher valores de emissões de CO2 e de consumo de combustível em quase tudo idênticos aos que os condutores constatam na estrada. Mas esses testes são apenas parte da solução ao escândalo da fraude das emissões. As decisões da União Europeia relativas à homologação de modelos em comercialização – quem o faz e como são homologados? – serão essenciais para a implementação de um sistema de testes e de certificação rigoroso e independente.”

Philippe Lanternier, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento Corporate & Business na Bureau Veritas, acrescenta: “O protocolo tem demonstrado a sua eficácia nos testes de consumo em utilização real. Estamos convencidos de que esta importante experiência pode ser reproduzida com sucesso no âmbito das emissões de NOx. Essa nova etapa irá contribuir para aumentar a fiabilidade dos testes e medições

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