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PSA vai investir 547 milhões de euros na expansão do terminal de contentores do porto de Sines

O acordo foi conseguido ontem, dia 17 de julho, pela comissão nomeada por Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, para negociar a terceira fase de expansão do terminal de contentores do porto de Sines.
  • Mário Proença/Bloomberg
18 Julho 2019, 12h59

A PSA Sines, empresa de Singapura que gere a concessão do terminal de contentores do porto de Sines – Terminal XXI – vai investir 547 milhões de euros na expansão desta infraestrutura portuária até ao final do prazo desta concessão.

Este é resultado do acordo conseguido pela comissão nomeada por Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, para negociar o contrato de concessão com a PSA Sines.

Uma das contrapartidas pretendidas pela PSA Sines para concretizar este investimento era o prolongamento da concessão, que até ao momento cessava em 2029, mas o comunicado do Ministério do Mar é omisso quanto a essa matéria.

“Este acordo representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores”, destaca um comunicado do Ministério do Mar.

De acordo com esse documento, “foi dado mais um importante passo na concretização da ‘Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente -Horizonte 2026 (…)”, aprovada pelo atual Governo a 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o porto de Sines, em resultado do acordo assinado ontem, dia 17 de julho, o qual permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI.

“Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, a concretizar pela PSA Sines ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores”, explica o comunicado do Ministério do Mar.

O ministério liderado por Ana Paula Vitorino esclarece que após a concretização deste investimento, “o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração”.

“Também a área de armazenagem passará dos atuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de TEU [medida-padrão para contentores com 20 pés de comprimento] para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais nove gruas ‘super post-panamax’, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores”, revela o comunicado em causa.

De acordo com o Ministério do Mar, “o Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país”.

“Este acordo coloca o porto de Sines como um dos principais portos do ‘West Med’, em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada, garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, das cadeias logísticas globais, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional”, destaca o Ministério do Mar.

Recorde-se que as autoridades portuguesas pretendem integrar o porto de Sines na estratégia da República Popular da China de concretizar uma nova ‘Rota da Seda’.

Desta forma, é intenção do Governo português lançar o concurso público para a concessão de um novo terminal de contentores no porto de Sines – até agora designado por Terminal Vasco da Gama – projeto em que diversos grupos chineses já demonstraram nos últimos anos interesse em investir.

Já na segunda-feira, dia 15 de julho, havia sido anunciado um acordo para o investimento de 122 milhões de euros por parte do concessionário turco Yilport na expansão do terminal de contentores de Alcântara, no porto de Lisboa.

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