[weglot_switcher]

PSD-Açores festeja a provável perda de maioria absoluta socialista, mas pede contenção

Os primeiros dados da sondagem Católica/RTP apontam para uma perda da maioria absoluta pelo PS, algo que é visto pelos sociais-democratas como uma vitória. Quanto a geringonças insulares à direita, o partido diz estar à espera da composição do parlamento regional.
  • Ponta Delgada
25 Outubro 2020, 20h28

O PSD-Açores congratula-se com os resultados preliminares das eleições legislativas, que apontam para mais votos e mais mandatos sociais-democratas, mas também o fim da maioria absoluta com que o PS tem governado a região.

Numa primeira reação, o partido sublinhou a mensagem que passaram os eleitores açorianos, ao darem mais expressão ao “programa eleitoral alternativo” social-democrata. Realçando que os resultados conhecidos às 19 horas locais são ainda projeções, Luís Pereira, o porta-voz da reação ‘laranja’, falou de “mudança” na região.

Apesar do contexto pandémico, o PSD aproveitou para saudar o clima em que decorreu a eleição. Segundo os sociais-democratas, que lideraram o governo regional do arquipélago antes dos socialistas, a pandemia criou também condições adversas à campanha que “prejudicaram a oposição”, pelo que o resultado ganha ainda mais importância.

A sondagem à boca das urnas da Católica para a RTP aponta para 19 a 22 mandatos ganhos pelo PSD, isto contra 26 a 30 do PS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.