[weglot_switcher]

PSD lança novo canal de contacto direito para aproximar cidadãos da política

O novo canal de proximidade vai permitir aos portugueses expressarem as suas questões e preocupações junto do líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, para que o partido possa “dar voz aos anseios dos cidadãos”.
4 Junho 2019, 15h07

O grupo parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) vai lançar esta terça-feira uma iniciativa de contacto direto com os cidadãos, com vista a aproximá-los da vida política. O novo canal de proximidade vai permitir aos portugueses expressarem as suas questões e preocupações junto do líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, para que o partido possa “dar voz aos anseios dos cidadãos”.

“O grupo parlamentar do PSD tem sido pioneiro na criação de canais de proximidade com os cidadãos. Mas há sempre forma de fazermos mais e de estreitar essa ligação, sobretudo numa base permanente, de total abertura e empenhamento, que não esteja limitada por contextos e calendários eleitorais”, explica o deputado e líder da bancada social-democrata Fernando Negrão.

A iniciativa “+Cidadão +Democracia” pretende criar um espaço regular de audiências, em que Fernando Negrão vai receber os cidadãos e ouvir as suas preocupações. O projeto enquadra-se no âmbito do Gabinete do Cidadão, um gabinete de linha direta com os cidadãos criado há 10 anos, do qual o PSD se orgulha de ter sido pioneiro entre os restantes grupos parlamentares.

O PSD faz um balanço “muito positivo” dos dez anos de funcionamento do Gabinete do Cidadão. Só nos primeiros cinco meses, o gabinete recebeu mais de 1200 contactos via e-mail ou carta, 542 convites e realizou 165 audiências, numa média de 9 por semana, entre entidades individuais e coletivas. No total, foram 1.949 os novos contactos registados, que contribuíram para dar origem a perguntas ao governo, requerimentos, intervenções e outras iniciativas de incidência parlamentar.

A ideia agora é reforçar esta iniciativa, com “mais recursos humanos e meios de contacto”. “O +Cidadão +Democracia pretende ser um espaço em que nos seja possível, a nós Grupo Parlamentar e a mim, em concreto, ouvir o que os cidadãos têm para nos dizer, acolher as suas preocupações e dar-lhes a voz que, muitas vezes, eles sentem que não têm ou que não é devidamente escutada ou considerada”, explica Fernando Negrão.

“Queremos que as pessoas saibam que o PSD está aqui por elas e para elas, nesta que é a casa da Democracia, a casa de todos nós. A porta tem de estar sempre aberta para quem é da casa”, sublinha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.