[weglot_switcher]

PSD: Miguel Pinto Luz não vai se vai associar a nenhuma lista ao Conselho Nacional

O vice-presidente da Câmara de Cascais explica que a decisão de não apoiar uma lista alternativa à do presidente dos social-democratas, Rui Rio, vem em linha com a decisão tomada na segunda volta das diretas de não apoiar nenhum dos candidatos.
  • miguel_pinto_luz_psd_1
    Fernando Veludo/Lusa
5 Fevereiro 2020, 18h34

O candidato derrotado nas eleições diretas do PSD Miguel Pinto Luz não vai associar-se a nenhuma lista de delegados ao Conselho Nacional do partido. O vice-presidente da Câmara de Cascais explica que a decisão de não apoiar uma lista alternativa à do presidente dos social-democratas, Rui Rio, vem em linha com a decisão tomada na segunda volta das diretas de não apoiar nenhum dos candidatos.

“Na sequência das últimas eleições diretas do PSD, o candidato Miguel Pinto Luz entende que não faz sentido encabeçar, ou integrar, qualquer lista de candidatos ao Conselho Nacional, nas eleições que irão decorrer durante o próximo congresso”, lê-se num comunicado enviado às redações pela equipa de comunicação de Miguel Pinto Luz.

O vice-presidente da Câmara de Cascais, que conseguiu 9,55% na primeira volta das eleições diretas, vai participar e vai fazer uma intervenção no 38.º Congresso do PSD, que acontece este fim de semana em Viana do Castelo. É nessa intervenção que “centrará a sua ação”, sublinha.

O Jornal Económico sabe que o antigo líder parlamentar Luís Montenegro, que disputou com Rui Rio a segunda volta das diretas, está a estudar a possibilidade de apresentar uma lista alternativa à do presidente eleito. Já Rui Rio anunciou que apresentará uma “lista própria” ao Conselho Nacional, sustentando que a tentativa de “unidade” não resultou há dois anos.

“Relativamente ao congresso [o 38.º, marcado para 07, 08 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo], vou ceder a todos os que se zangaram comigo por ter feito unidade com Pedro Santana Lopes, que não correu bem. Desta vez, há uma lista própria e os congressistas vão votar”, afirmou Rui Rio.

O Conselho Nacional do PSD é composto por 70 membros efetivos e 15 suplentes, eleitos em Congresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.