[weglot_switcher]

PSD pede debate no Parlamento sobre abertura do novo ano letivo

O requerimento surge depois de o líder do PSD, Rui Rio, ter revelado preocupação com o novo ano letivo, devido ao agravamento da pandemia no país, e ter insistido que o Governo deve dizer exatamente quais são as medidas que se pretendem adotar.
  • Flickr/PSD
4 Setembro 2020, 14h03

O Partido Social Democrata (PSD) quer agendar para a próxima quinta-feira, na reunião da Comissão Permanente, um debate sobre a abertura do novo ano letivo. O requerimento surge depois de o líder do PSD, Rui Rio, ter revelado preocupação com o novo ano letivo, devido ao agravamento da pandemia no país, e ter insistido que o Governo deve dizer exatamente quais são as medidas que se pretendem adotar.

“Pretende o grupo parlamentar do PSD realizar, na próxima Comissão Permanente, no âmbito das suas competências de acompanhamento da atividade do Governo, um debate subordinado ao tema ‘o bom funcionamento das escolas no próximo ano letivo (2020/21)'”, lê-se num requerimento enviado ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a que o Jornal Económico teve acesso.

A reunião da Comissão Permanente – que substituiu o plenário da Assembleia da República, fora do período de funcionamento efetivo do Parlamento – está agendada para as 15 horas da próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, e, de acordo com a informação disponibilizada no site da Assembleia da República, ainda não estão definidos os pontos que vão constar da ordem de trabalhos.

O requerimento do PSD reflete a preocupação já anteriormente expressada por Rui Rio com o regresso às aulas em segurança. “Aquilo que naturalmente neste momento me preocupa é a forma como é que o Governo vai resolver o problema do reinício das aulas, que é efetivamente complicado”, afirmou o líder social-democrata, após uma reunião no Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, no final de agosto.

Rui Rio considera que, apesar do agravamento da pandemia, “as crianças têm de ter aulas e os jovens têm de estudar” e para isso é necessário que o Governo de António Costa esclareça “quais são as medidas que se pretendem adotar, os meios que existem e como tudo vai funcionar”. O líder do PSD admite que “não se conseguirá uma solução ideal, nem ótima, mas é preciso ter a melhor solução possível face às circunstâncias”.

Na próxima segunda-feira, dia 7, Rui Rio estará em Vila do Conde, acompanhado pelos deputados da bancada do PSD do distrito do Porto, para se inteirar das “medidas adotadas pelas escolas na prevenção e combate à Covid-19 no âmbito do início do novo ano letivo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.