[weglot_switcher]

PSD quer instituir Dia Nacional da Anemia e reduzir incidência da doença

Os deputados do grupo parlamentar do PSD querem instituir o Dia Nacional da Anemia, uma doença que atinge cerca 20% da população portuguesa. Projecto de resolução dos sociais- democratas que recomendam ao Governo que aprove uma estratégia nacional para a prevenção e tratamento desta doença.
20 Fevereiro 2019, 18h44

O grupo parlamentar do PSD quer instituir o dia 26 de novembro como o Dia Nacional da Anemia, uma patologia que afecta um em cada cinco portugueses , cuja taxa de incidência os sociais-democratas pretendem reduzir através da definição de um dia específico para abordar esta doença. Deputados recomendam ainda ao Governo medidas para sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce da anemia, a realização de rastreios e uma abordagem multissectorial que englobe a nutrição e alimentação.

“Verdade é que a anemia condiciona, inegavelmente, a qualidade de vida dos doentes, tendo um forte impacto psicológico, emocional, familiar, social e económico na sua vida e conduzindo, frequentemente, a situações de depressão e de incapacidade temporária para o trabalho”, defendem os deputados do grupo parlamentar do PSD no projecto de resolução que deu entrada no Parlamento nesta quarta-feira, 20 de fevereiro.

Os sociais-democratas  pretendem, assim, “instituir o dia 26 de novembro como o Dia Nacional da Anemia”, recomendando ao Governo que aprove uma Estratégia Nacional para a Prevenção e Tratamento da Anemia, que compreenda o estabelecimento de objetivos de redução da incidência da anemia na população portuguesa, bem como a abordagem multissectorial do problema da anemia, não só numa perspetiva de cuidados de saúde, como de nutrição e alimentação e de educação.

Aquela estratégia nacional deverá ainda ter como objectivo a “ sensibilização dos serviços e profissionais de saúde para as causas e sintomatologia da anemia, com vista a favorecer o seu conhecimento, diagnóstico precoce e tratamento”. E, concluem os deputados, “a realização de rastreios e outras medidas de prevenção e tratamento especialmente dirigidas a grupos sociais mais vulneráveis, em especial crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil, grávidas e idosos”.

O grupo parlamentar recorda que a anemia constitui, atualmente, um problema de saúde pública global, afetando cerca de um quarto da população mundial, atingindo principalmente crianças, adolescentes, mulheres em idade fértil, grávidas e idosos. Já em Portugal a anemia tem uma prevalência de cerca de 20% da população, ou seja, um em cada cinco portugueses sofrerá dessa patologia, muito embora a sua larga maioria não se encontre diagnosticada.

Os principais sintomas da anemia são a fadiga mental e perda de concentração, o cansaço e capacidades físicas reduzidas, as dores de cabeça, a irritabilidade, as alterações do sono, as tonturas, a tensão arterial baixa, o ritmo cardíaco acelerado, os desmaios ou ainda a falta de apetite.

“Daqui decorre não surpreender que esses sintomas possam facilmente passar despercebidos e, não raro, sejam confundidos com outras patologias, o que dificulta o diagnóstico dessa doença considerada uma epidemia oculta ou leva inclusivamente a diagnósticos errados”, acrescentam os deputados do PSD, salientando que para esta realidade contribui, também, a falta de conhecimento e de educação específica de médicos e outros profissionais de saúde acerca da anemia, o que “retarda o seu tratamento e origina elevadas taxas de internamentos hospitalares, muitas destas em princípio evitáveis”.

O grupo parlamentar do PSD dá ainda conta de estimativas que apontam mesmo para que, em países desenvolvidos, a deficiência em ferro – a principal causa da anemia – possa ter um impacto económico de quebra da produtividade laboral na ordem dos 4% do PIB.

 

Petição entregue em 2016

A Anemia Working Group Potugal (AWGP) apresentou à Assembleia da República, em 26 de abril de 2016, uma petição  subscrita por 4.521 cidadãos, através da qual propôs a criação do Dia Nacional da Anemia – a ocorrer a 26 de novembro.

O AWGP sustenta que a definição de um dia específico para abordar esta patologia resultará numa maior consciencialização da população para os sintomas da doença, bem como para as intervenções terapêuticas disponíveis, desse modo também contribuindo para a redução da a taxa de incidência da anemia na população portuguesa.

“Reconhecendo que a anemia constitui um problema de saúde pública nacional que não pode nem deve continuar mais a ser ignorado, o grupo parlamentar do PSD comunga da visão referida”, frisam os deputados no projecto de resolução.

Neste contexto, os sociais-democratas reconhecem que a criação de um Dia Nacional da Anemia poderá contribuir para uma maior consciencialização da população acerca da realidade, características e impactos dessa doença, bem como para a sensibilização dos profissionais de saúde para a importância do seu diagnóstico precoce e do seu tratamento adequado e atempado.

“Considera-se, igualmente, que a aprovação de uma Estratégia Nacional para a Prevenção e Tratamento da Anemia, que fixe objetivos de redução da prevalência desta doença, que promova a sua abordagem multisectorial, que sensibilize os serviços e profissionais de saúde para as suas causas e sintomatologia”, concluem, alertando que aquela estratégia deverá conter medidas especialmente dirigidas a grupos sociais mais vulneráveis, o que  pode contribuir significativamente para inverter a actual tendência de aumento da sua prevalência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.