[weglot_switcher]

PSD: Rangel marca presença na convenção do CEN para discutir Brexit e futuro da UE

Paulo Rangel vai ser um dos oradores de uma reunião plenária sobre os assuntos europeus, que decorrerá à porta fechada, não estando previsto qualquer discurso aberto ao público nos dois dias do evento.
  • PSD
14 Fevereiro 2019, 12h58

O cabeça-de-lista do Partido Social Democrata (PSD) às eleições europeias, Paulo Rangel, vai marcar presença na primeira convenção nacional do Conselho Estratégico Nacional (CEN). Paulo Rangel vai ser um dos oradores de uma reunião plenária sobre os assuntos europeus, que decorrerá à porta fechada, não estando previsto qualquer discurso aberto ao público nos dois dias do evento.

O anúncio foi feito pelo presidente do CEN, David Justino, numa conferência de imprensa esta quinta-feira. “Paulo Rangel vai ter um momento específico a trabalhar na área de assuntos europeus, em conjunto com o eurodeputado José Manuel Fernandes”, afirmou David Justino. Nesse workshop, em que irão participar, serão discutidas as implicações do Brexit e o futuro da União Europeia (UE).

Quanto às eleições europeias, agendadas para 26 de maio, David Justino diz que é importante que cada coisa seja “a seu tempo”. O presidente do CEN dá conta de que a ideia desta convenção é recolher contributos dentro e fora do partido, entre as pessoas que se inscreveram para participar na convenção, e “chegar ao mês de junho e ter um programa para apresentar ao partido”.

A convenção nacional do CEN acontece entre os dias 15 e 16 de fevereiro, em Santa Maria da Feira e terá em debate as diversas áreas que o partido considera centrais para o futuro de Portugal, como saúde, finanças públicas, economia, educação, ensino superior, assuntos europeus e relações externas.

O primeiro dia da convenção começa às 15h00 com reuniões preparatórias de secções temáticas, seguindo-se, às 18h00, uma reunião da coordenação nacional e distrital do CEN.

No segundo e último dia, os trabalhos começam pelas 9h30, com as cerca de 1.500 pessoas inscritas no CEN a participarem em 17 reuniões plenárias setoriais, que correspondem às 16 áreas temáticas do CEN e mais uma: a reforma do sistema político, coordenada por Pedro Rodrigues, antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD).

Da parte da tarde, pelas 15h30, terá início o debate “Portugal Hoje e Amanhã”, em sessão aberta, com a participação de Daniel Bessa, Helena Freitas, Miguel Guimarães e Miguel Cadilhe, e moderação a cargo de Filipa Roseta. O antigo primeiro-ministro Durão Barroso fará também uma intervenção durante o evento. A convenção encerra, pelas 18h00, com um discurso de David Justino, do comissário europeu Carlos Moedas e do presidente do PSD, Rui Rio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.