[weglot_switcher]

PSD recomenda ao Governo colocação de balcões de apoio à obtenção de certificado verde digital nos centros de vacinação

O objetivo do PSD é o de que os cidadãos vacinados possam “obter, desde logo, o seu certificado após o término do seu esquema vacinal”.
  • Flickr/PSD
18 Junho 2021, 12h46

O Partido Social Democrata (PSD) deu entrada no Parlamento a um projeto de resolução onde recomenda ao Governo a colocação de balcões de apoio à obtenção de Certificado Verde Digital nos centros de vacinação.

Depois de esta semana a Direção Geral de Saúde (DGS) ter divulgado orientações relativas ao certificado de vacinação e Portugal ter começado a emitir os documentos digitais, o projeto de resolução 1346/XIV do PSD sugere que o Governo “coloque um Balcão de apoio à Obtenção de Certificado Verde Digital nos Centros de Vacinação, permitindo aos cidadãos vacinados obter, desde logo, o seu certificado após o término do seu esquema vacinal”.

Segundo a DGS os certificados digitais COVID são gratuitos, e podem ser obtidos e consultados no portal do SNS 24. Também durante esta semana,  a ministra da Presidência, Mariana Silva anunciou que “o Conselho de Ministros decidiu [na quinta-feira, 17 de junho] que o certificado digital pode ser um instrumento que substitui a apresentação de um teste” em eventos.

Na recomendação do PSD é sublinhado que o partido “assistiu com agrado ao anúncio da possibilidade de substituir o Certificado Verde Digital como forma de acesso aos eventos de natureza familiar, cultural ou desportiva, em substituição dos testes exigidos na norma 019/2020 de 26 de outubro de 2020 da Direção-Geral de Saúde, atualizada a 15 de junho de 2021”.

“O pedido de Certificado Verde Digital é exclusivamente feito por meios eletrónicos e estando muitos portugueses ainda limitados no acesso aos mesmos, à internet, ou inaptos para realizar os passos que são necessários para tal obtenção, o Grupo Parlamentar do PSD considera que seria de grande utilidade poder ter balcões de apoio, com pessoas qualificadas que possam dar a devida assistência à obtenção destes certificados”, sublinham os social-democratas.

O PSD pede ainda que o Governo mova “todos os esforços para que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado, de forma a que se possa ter um retrato mais próximo da realidade do país em relação à pandemia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.