[weglot_switcher]

PSI 20 acompanha congéneres europeias em alta, após anúncio de futuro compromisso comercial entre EUA e China

Estados Unidos e China anunciaram estar a trabalhar num acordo bilateral económico e de saúde pública. O compromisso assumido anima os investidores europeus esta sexta-feira. PSI 20 abriu a sessão a somar 0,57%, para 4.244,81 pontos.
8 Maio 2020, 08h20

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu a última sessão da semana a somar 0,57%, para 4.244,81 pontos, em linha com as principais praças europeias esta sexta-feira, 8 de maio. As bolsas europeias – incluindo o PSI 20 – negoceiam em alta depois de Estados Unidos e China terem anunciado que vão ser criadas condições para a implementação de um acordo bilateral económico e de saúde pública.

“Destaque para as notícias que apontam que os principais negociadores comerciais da China e dos EUA prometeram criar condições favoráveis para a implementação do acordo comercial bilateral e cooperar na economia e na saúde pública, trazendo algum ânimo e calma aos investidores”, comenta o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

O compromisso comercial prevê um acordo de cooperação económica e em termos de saúde pública entre Washington e Pequim, uma iniciativa conjunta dos dois Estados tomada depois de uma chamada telefónica entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e o responsável pelo Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, assim como o secretário do Tesouro Steven Mnuchin.

Foi na quarta-feira que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o futuro compromisso. Antes da abertura das praças europeias, o compromisso anunciado animou a negociação na Ásia.

Na Europa, os dados sobres as exportações na Alemanha, em março, também poderão ter influência no sentimento dos investidores europeus. As exportações na Alemanha recuaram a ritmo mais acentuado que as importações: exportações desceram 11,8% em março face a fevereiro (esperava-se uma descida de apenas 5%); importações desceram 5,1% (aguardava-se uma queda de 4%).

Em Portugal, a bolsa portuguesa beneficia dos ganhos da EDP, que ontem apresentou resultados relativos ao primeiro trimestre de 2020. O resultado líquido da empresa liderada por António Mexia cresceu 45% em termos homólogos, para 146 milhões de euros, revelando que a pandemia da Covid-19 teve um impacto pouco significativo nas contas da energética.

A empresa informou o mercado, ainda, que o EBITDA aumentou 6%, para 980 milhões de euros, e que a dívida líquida caiu 8%, para 12,7 mil milhões de euros, o valor absoluto mais baixo em 13 anos. Em março, a EDP registava uma liquidez financeira de 6,9 mil milhões de euros. A EDP vai distribuir um dividendo de 0,19 euros/ação a partir de 14 de maio, sendo que os títulos deixam de conferir direito ao mesmo a 12 de maio, inclusive. Esta sexta-feira, a EDP abriu a sessão a ganhar 3,26%, para 4,01 euros.

Destaque também para a Galp, que avança 2,06%, para 10,38 euros, em linha com os ganhos do mercado petrolífero. Em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, avança 2,68%, para 30,27 dólares, enquanto o WTI, em Nova Iorque, soma 4,80%, para 24, 66 dólares.

O PSI 20 beneficia também dos ganhos da Navigator (0,78%), da Mota-Engil (1,12%), da Jerónimo Martins (0,87%) e do BCP (0,31%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.