[weglot_switcher]

PSI 20 acompanha Europa e negoceia no vermelho

“Os índices europeus deverão depender mais da evolução de Wall Street do que propriamente de fatores internos”, acrescentam os analistas do BPI.
18 Março 2020, 08h14

Depois da recuperação de terça-feira, o principal índice bolsista português (PSI 20) negoceia esta quarta-feira no vermelho, em linha com as principais congéneres europeias. O PSI 20 perde 1,55%, para 3.775,35 pontos, e, a par das principais congéneres europeias, reflete “a queda dos futuros americanos durante a sessão asiática”, segundo os analistas do BPI.

Na terça-feira, as bolsas norte-americanas recuperaram da maior queda registada desde 1987, depois de a administração Trump ter anunciado medidas para mitigar os efeitos económicos do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, como as bolsas asiáticas fecharam com a maioria das suas empresas cotadas no vermelho, os ganhos verificados em Wall Street foram anulados, com os investidores a mostrarem a volatilidade dos mercados devido aos efeitos da propagação do Covid-19.

O japonês Topix chegou a subir mais de 4% mas fechou quase inalterado, enquanto o Nikkei cedeu perto de 2%.

” [Hoje] os índices europeus deverão depender mais da evolução de Wall Street do que propriamente de fatores internos. De facto, nos EUA, quer o Governo Trump quer a Fed esboçaram, de forma bastante rápida, um plano de resposta aos efeitos da epidemia muito ambicioso. Esta prontidão e ambição contrasta com a resposta europeia, que até agora se reduziu a uma série de medidas do BCE (bastante menos expressivas do que a FED) e dos governos individuais”, acrescentam os mesmos analistas.

Na bolsa portuguesa, os títulos do BCP (-4,48%), da Sonae Capital (-4,42%), da Pharol (-5,04%) e dos CTT (-4,47%) pressionam.

No PSI 20, apenas a Jerónimo Martins negoceia em alta. A retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos avança 8,14%, para 15,47 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.