[weglot_switcher]

PSI 20 acompanha Europa em alta após manhã volátil. Ganhos acima dos 8% da Pharol em destaque

Segundo o MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro, a manhã foi de “relativa volatilidade” nas bolsas europeias, tendo em conta que após uma abertura “amena”, verificaram-se quedas que chegaram a superar os 1%.
20 Julho 2020, 12h51

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,15%, para 4.486,49 pontos, em linha com as principais praças europeias. Segundo o MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro, a manhã foi de “relativa volatilidade” nas bolsas europeias, tendo em conta que após uma abertura “amena”, verificaram-se quedas que chegaram a superar os 1% – o índice francês (CAC 40) foi o principal rosto da volatilidade.

Os investidores europeus estão expectantes perante a reunião do Conselho Europeu, cuja tendência é indefinida e já vai no quarto dia. Os líderes dos 27 Estados-membros voltam esta segunda-feira a reunir, durante a tarde, tendo já uma proposta em cima da mesa.

Nos últimos quatro dias um grupo de cinco países, denominados de “frugais”, tem-se mostrado em desacordo com o pretendido pelos restantes países. Hoje, a proposta em cima da mesa poderá ir ao encontro do pretendido pelos “frugais”: o foco está nas negociações do pacote de estímulos para a recuperação económica, sendo que o valor das subvenções não deverá ultrapassar 390 milhões de euros.

Os líderes europeus ainda não chegaram a acordo sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 e o Fundo de Recuperação, os pilares do plano de relançamento da economia europeia para superar a crise da covid-19.

Acresce na negociação desta segunda-feira o cenário empresarial europeu. Ramiro Loureiro aponta o ambiente de fusões e aquisições na banca, em Itália, “ajuda a impulsionar” as negociações bolsistas. “Isto porque o Intesa Sanpaolo aumentou [em 652 milhões de euros] a oferta sobre a UBI Banca e surgem rumores de interesse do Unicredit no Banco BPM”, explica o analista.

Contudo, do outro lado do Atlântico chegam preocupações relacionadas com a evolução do novo coronavírus, nos Estados Unidos, depois do autarca de Los Angeles ter alertado que a cidade está à beira de outro lockdown [estado de confinamento], o que se revela uma das condicionantes de mercado.

Em Portugal, destaca-se a Pharol, ganha 8,40%, para 0,10 euros, após a sua participada brasileira Oi ter recebido uma proposta conjunta para aquisição de negócio. O negócio tem interesse para a portuguesa Pharol, que tem na posição da Oi o seu principal ativo. A Pharol detém 5,51% da Oi através da Bratel.

Em causa está uma oferta conjunta da Telefónica, da Tim (detida pela Telecom Italia) e da Claro (detida pelo grupo do magnata Carlos Slim), que compte contra outra oferta, cuja origem não foi ainda divulgada, para ficar com negócio móvel da Oi.

Os títulos dos CTT (1,76%), EDP Renováveis (1,01%) e Sonae (0,85%) também contribuem para os ganhos do PSI 20.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.