[weglot_switcher]

PSI 20 acompanha Europa em queda, quando relações entre EUA e China ganham novos contornos por causa de Hong Kong

Em Lisboa, catorze empresas cotadas desvalorizam, três valorizam e uma negoceia sem variação.
16 Outubro 2019, 08h48

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,41%, para 4.969,90 pontos, em linha com as principais congéneres esta quarta-feira, 16 de outubro. Em Lisboa, catorze empresas cotadas desvalorizam, três valorizam e uma negoceia sem variação.

Na bolsa nacional são as perdas dos títulos das papeleiras Altri (-0,83%), Navigator (-0,79%) e Semapa (-0,32%), do BCP (-0,76%) e da Galp (-0,70%) que mais pressionam.

Os títulos da Corticeira Amorim e da Ramada valorizam, mas incapazes de inverter a tendência.

A praça portuguesa não escapa, desta forma, à conjuntura dos mercados europeus. Entre os principais índices bolsistas, os investidores mostram conservadores condicionados após a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado três projetos de lei de apoio aos manifestantes em Hong Kong. Tal levanta novas “fricções entre EUA e a China”, segundo o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro, por causa das negociações entre os dois países pela resolução da guerra comercial.

China já ameaçou retaliar caso os EUA aprovem a legislação, que ainda terá que passar pelo Senado.

O Brexit continua a ser um dos focos dos mercados. As conversações continuam depois das notícias de que os negociadores da União Europeia e do Reino Unido estavam perto de assinar um esboço de um acordo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.