[weglot_switcher]

PSI 20 arranca em alta e acompanha Europa em dia de reunião da Fed. Preços do petróleo recuperam

O principal índice bolsista português arrancou a sessão desta quarta-feira a ganhar 0,27%, para 4.225,10 pontos.
29 Abril 2020, 08h25

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou a sessão desta quarta-feira a ganhar 0,27%, para 4.225,10 pontos, em linha com as principais congéneres europeias. Os investidores estão esta quarta-feira atentos a mais uma reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), de onde deverá sair mais orientações em matéria de política monetária, um dia antes do Banco Central Europeu definir a sua ação na Europa.

As reuniões de dois dias da Fed voltaram esta semana, com o presidente da Fed, Jerome Powell, a anunciar novas decisões esta quarta-feira. A par da reunião da Fed, serão conhecidos os primeiros indicadores trimestrais da atividade económica nos Estados Unidos, com a divulgação do PIB referente ao primeiro trimestre de 2020.

No Velho Continente, a negociação deverá ser também influenciada pelos anúncios de medidas graduais de levantamento dos estados de emergência em vários países europeus, como França, Espanha e Grécia, deverão continuar a animar o sentimento nos mercados do europeus, embora o impacto económico que a pandemia terá um pouco por todo o mundo continuará também a pesar

Essa influência verificou-se na terça-feira em Wall Street, onde os principais índices bolsistas norte-americanos fecharam em queda

A animar os investidores estão também a recuperação dos preços do petróleo. No mercado petrolífero, em Nova Iorque, o WTI dispara 15,88%, para 14,30 dólares. A recuperação do preço do crude norte-americano contagia o petróleo do Mar do Norte, com o Brent, que é negociado em Londres e é referência para Portugal, a crescer 3,69%, para 23,61 dólares.

Na bolsa portuguesa, 13 empresas cotadas valorizam, quatro desvalorizam e uma negoceia sem variação no PSI 20. Os títulos dos CTT (1,40%), da Semapa (1,45%) e da EDP Renováveis (1,63%) lideram os ganhos.

Destacam-se também os títulos da Galp, que avançam 0,51%, para 9,90 euros, beneficiando da recuperação do mercado petrolífero. O BCP também se destaca, somando 0,31%, para 0,096 euros.

“O BCP poderá ser influenciado pela recente melhoria do sentimento dos investidores em relação ao setor bancário. No entanto, na sessão de ontem, o BCP valorizou-se apenas 2.20% face à subida de 4.58% do DJStoxx Banks”, indicam os analistas do BPI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.