[weglot_switcher]

PSI 20 avança em linha com Europa. CTT, Altri e Sonae Capital com ganhos superiores a 4%

O principal índice bolsista português (PSI 20) ganha 2,23%, para 4423,06 pontos, em linha com as principais praças europeias, esta terça-feira, 16 de junho.
16 Junho 2020, 13h32

As bolsa europeias são “impulsionadas pelas notas de mercado que dão conta que o Reino Unido e a União Europeia deram um passo em frente para chegar a um acordo sobre o seu futuro relacionamento”, de acordo com o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e os representantes da União Europeia comprometeram-se na segunda-feira, após uma reunião por videoconferência, a “trabalhar arduamente” para chegar a um acordo sobre as relações pós-Brexit antes do final do ano. A reunião de alto-nível juntou Boris Johnson com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, para fazer um balanço do progresso das negociações relativas ao Brexit e sobre o futuro relacionamento.

As bolsas europeias beneficiam, ainda, do “sentimento de otimismo que se viveu na última sessão asiática e que é partilhado nos Estados Unidos, a avaliar pelo comportamento do mercado de futuros sobre os principais índices de Wall Street”, segundo  Ramiro Loureiro.

Dos EUA chega a informação de que o presidente daquele país, Donald Trump, pretende estimular a economia norte-americana com um bilião de dólares. De acordo com um relatório da Bloomberg, a administração Trump  está a preparar estímulos com o valor equiparável à “notação norte-americana, correspondente a um bilião na escala longa adotada na Europa”.

“Já a China irá vender cerca de 140 mil milhões de dólares em títulos para combater o impacto do surto do novo coronavírus”, indica o analista do BCP.

O início formal do programa de compra de títulos pela Fed e a diminuição das preocupações sobre uma segunda vaga da pandemia Covid -19, perante a diminuição do número de novos casos diários na China, são também fatores de motivação para os mercados de ações.

Em Portugal, as 18 empresas cotadas do PSI 20 valorizam, com os títulos dos CTT (4,87%), Altri (4,24%) e Sonae Capital (4,10%) a liderar a negociação. Mas os pesos pesados BCP (2,86%) e Galp (2,35%) também contribuem para a boa performance do PSI 20.

A NOS é outro dos focos dos investidores. Na segunda-feira, depois do fecho da sessão, a Sonaecom, que detém 52,15% da NOS através da ZOPT, informou que o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa levantou o arresto da participação da Zopt na NOS. Desta forma, a empresa que também é detida pela Isabel dos Santos pode votar com a totalidade da sua participação.

A empresa liderada por Miguel Almeida soma 3,21%, para 3,85 euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.