[weglot_switcher]

PSI 20 e congéneres europeias ensaiam recuperação, após maior tombo de Wall Street desde 1987

Principal índice bolsista português iniciou a sessão a ganhar 1,15%, para 3.712,30 pontos. Os ganhos dos títulos da Jerónimo Martins (1,96%), da Mota-Engil (0,18%), da NOS (2,86%), do BCP (6,40%) e da EDP (4,24%) suportam o PSI 20.
17 Março 2020, 08h15

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta terça-feira, 17 de março, a ganhar 1,15%, para 3.712,30 pontos, em linha com as principais praças europeias. Os mercados bolsistas ensaiam uma recuperam na Europa, depois de Wall Street ter registado a maior queda em mais de três décadas.

“Este início auspicioso poderá convencer diversos investidores que têm posições vendedoras a recomprá-las, mas para um rally mais sustentado será necessário que sejam anunciadas medidas de caráter fiscal ou na Europa ou nos EUA. Na fase atual, parece ser mais plausível que sejam adotadas nos EUA, pois por um lado o governo não tem grandes restrições orçamentais – mesmo o famoso debt ceiling pode ser contornado -, e por outro parece existir, entre republicanos e democratas, o consenso para agir neste sentido. Na Europa, para alguns países o rigor orçamental é um tema quase intocável”, explicaram os analistas do BPI.

Na segunda-feira, os principais índices de Wall Street registaram uma queda diária mais acentuada desde a “Black Monday” de 1987, com os investidores a reforçarem o sentimento pessimista, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter admitido um cenário de recessão. Só o S&P500 afundou 12%, refletindo o receio de que as medidas de tomadas pela Reserva Federal dos EUA possam não ser suficientes para evitar uma recessão provocada pelo coronavírus.

Quando muitos governos em todo o mundo avançam com medidas restritas e determinam o encerramento de fronteiras, a administração Trump apelou aos norte-americanos para evitarem viagens não essenciais e para não se reunirem em grandes aglomerados, aumentando assim de forma significativa as recomendações para abrandar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). O Presidente disse que a epidemia pode durar até julho ou agosto.

Por isso, Washington determinou recomendações que vão ser aplicadas nos próximos quinze dias. Além do apelo para se evitar viagens não necessárias e grandes aglomerados de pessoas, a administração de Trump também pediu que as aulas escolares sejam feitas em casa e que se evitem os bares, restaurantes ou outras áreas de restauração.

Nos EUA, o Senado começou a avaliar uma proposta da Câmara dos Representantes, que tem por objetivo a oferta de testes gratuitos para o despiste do Covid-19 e conceder baixas médicas pagas a todos os que forem afetados pela crise.

Na bolsa portuguesa, em 18 empresas cotadas apenas cinco negoceiam em alta. Os ganhos dos títulos da Jerónimo Martins (1,96%), da Mota-Engil (0,18%), da NOS (2,86%), do BCP (6,40%) e da EDP (4,24%) suportam o PSI 20.

A negociação também é marcada pela época de resultados que se aproxima do fim. Na segunda-feira, os CTT – Correios de Portugal apresentaram os resultados relativos ao ano de 2019, reportando um crescimento de 35,8% no resultado líquido, para 29,2 milhões de euros.

“Tão ou mais relevante que os resultados em si é a aferição que a administração da empresa faz da atual situação e de que forma e magnitude poderá condicionar a sua atividade”, indicaram os analistas do BPI. A empresa liderada por João Bento garantiu que o resultado registado é “resultado do aumento dos resultados operacionais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.