[weglot_switcher]

PSI 20 em alta impulsionado por CTT e BCP

O principal índice bolsista português soma 0,27%, para 5.308,73 pontos na sessão desta terça-feira.
12 Novembro 2019, 08h45

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,27%, para 5.308,73 pontos, em linha com as principais praças europeias esta terça-feira, 12 de novembro. Em Lisboa, doze empresas cotadas negoceiam em alta, quatro caem e duas seguem inalteradas.

A bolsa portuguesa é impulsionada pelas valorizações dos títulos do BCP (0,89%), dos CTT (2,50%), das papeleiras Semapa (0,88%) e Altri (0,74%) e da Galp (0,64%).

Destaque para os ganhos dos CTT, tendo em conta que na sessão de segunda-feira fecharam a cair 3,43%. “Do ponto de vista técnico, a correção de ontem dos CTT era de certa forma expectável e não compromete o recente rally [série de ganhos em sessões consecutivos]”, lê-se no diário da bolsa dos analistas do BPI.

O BCP também é um dos focos dos investidores, depois de ter terminado a sessão de ontem a perder mais de 1%. “A situação do BCP é menos folgada”, adiantam os analistas do BCP face ao que se verifica nos CTT. “É importante que a ação se mantenha acima dos 0,2160 euros. Quanto mais tempo o BCP se mantiver abaixo desse nível, menor é a probabilidade de reiniciar o seu rally“, acrescentam.

Em terreno negativo, negoceiam as cotadas Ramada, Sonae, Corticeira Amorim e Navigator.

Entre as principais congéneres, os investidores aguardam a divulgação dos dados relativos ao desemprego e crescimento dos salários no Reino Unido em setembro, bem como o índice ZEW do sentimento económico na Alemanha e na Zona Euro em novembro.

O que o presidente dos EUA, Donald Trump, poderá afirmar esta terça-feira sobre a guerra comercial com a China estará também a causar expectativa entre os investidores. O presidente norte-americano vai discursar no Clube Económico de Nova Iorque durante um almoço, onde falará sobre a economia do EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.