[weglot_switcher]

PSI 20 em queda em linha com Europa. Mercados aguardam intervenção de Powell no congresso dos EUA

O principal índice bolsista português negoceia a perder 0,11%, para 5.148,10 pontos.
10 Julho 2019, 08h38

O principal índice bolsista português (PSI 20) negoceia a perder 0,11%, para 5.148,10 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta quarta-feira. Os mercados prosseguem assim o ambiente de correção.

De acordo com os analistas do diário da bolsa do BPI, os investidores continuam debruçados nos dados do relatório do emprego dos EUA e as suas “ramificações” nos mercados. “Um desses efeitos tem sido a subida das yields do Estado, que anteriormente tinham atingido os mínimos dos últimos meses”, lê-se.

“Se as yields continuarem a subir [dependerá da intervenção do presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, no Senado norte-americano, esta quarta-feira e quinta-feira], esse movimento também terá implicações em algumas ações nacionais. Entre os títulos mais sensíveis às yields figuram a EDP, EDP Renováveis e a REN”, acrescentam.

Em Lisboa, correspondendo à análise do BPI, a EDP perde 0,41%, para 3,36 euros, e a REN decresce 0,28%, para 2,48 euros. Contudo, são as quedas da Sonae Capital (-1,88%), Jerónimo Martins (-0,70%), NOS (-0,71%) e Altri (-0,76%) que mais pesam na underperformance do PSI 20.

Em contraciclo, destaque para BCP e Galp. A EDP Renováveis, que esta quarta-feira apresentou dados operacionais referentes ao primeiro semestre do ano, também está sob foco dos investidores. A empresa liderada por Manso Neto ganha 0,44%, para 9,12 euros, quando se sabe que registou um aumento de 5% na produção de energia.

[Dados das 8h09]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.