[weglot_switcher]

PSI 20 em queda penalizado por Mota-Engil e setor papeleiro

Principal índice bolsista português perde 0,16%, para 4.977,63 pontos esta terça-feira.
4 Junho 2019, 08h38

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,16%, para 4.977,63 pontos, em linha com as principais praças europeias esta terça-feira, 4 de junho. Em Lisboa, os títulos da Mota-Engil, da Semapa, da Altri, da Navigator e dos CTT penalizam o índice.

A construtora Mota-Engil lidera as perdas ao desvalorizar 2,58%, para 1,88 euros. Na última sessão, esta empresa cotada já tinha saído prejudicada “pela aversão ao risco”, de acordo com o “Diário da Bolsa do BPI”, visto que a Mota-Engil está muito exposta aos mercados internacionais.

“A construtora foi negativamente condicionada pelo facto de deter uma concessão elétrica no México, para além de algumas participações minoritárias em alguns projetos. Com a possível introdução de uma tarifa de 5% nas exportações mexicanas que chegam aos EUA, os investidores internacionais diminuíram a exposição ao México, causando a desvalorização do peso mexicano”, lê-se. Uma vez que o peso mexicano deprecia, o valor dos ativos da Mota-Engil também desvalorizam.

“Um outro fator que poderá ter aumentado a pressão vendedora sobre a ação [da Mota-Engil] foi a forte queda do petróleo nas últimas sessões”, apontam os analistas do BPI. No mercado petrolífero, o Brent, que é referência para Portugal e negociado em Londres, decresce 0,60%, para 60,91 dólares; já o WTI, negociado em Nova Iorque, cai 0,51%, para 52,98 dólares.

Acompanhando a tendência dos mercados petrolíferos está a desvalorização dos títulos da Galp Energia. A empresa cotada recua 0,37%, para 13,32 euros.

Outro destaque nesta primeira hora da sessão bolsista são os títulos da Jerónimo Martins, que quebram 0,73%, para 13,62 euros, após a JP Morgan ter adquirido direitos de voto da retalhista e passado a deter uma participação qualificada de 2,01%.

As quedas generalizadas das ações das papeleiras Semapa (-1,47%), da Altri (-0,67%) e da Navigator (-0,38%), bem como dos CTT (-0,62%), contribuem para pressionar o PSI 20.

Em contraciclo, os títulos do BCP destacam-se, mas são incapazes de inverter a tendência.

[Dados das 8h04]

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.