[weglot_switcher]

PSI 20 fecha em alta com CTT a valorizar 4%

Em Lisboa, sete empresas cotadas fecharam em alta, dez em queda e uma sem variação.
31 Outubro 2019, 16h37

O principal índice bolsista português (PSi 20) encerrou a sessão desta quinta-feira, 31 de outubro, a somar 0,23%, para 5.22,67 pontos, contrariando as quedas generalizadas nas principais praças europeias. Em Lisboa, sete empresas cotadas fecharam em alta, dez em queda e uma sem variação.

Os CTT foram a estrela da sessão, com os investidores a mostrarem agrado com as contas divulgadas pela empresa, na quarta-feira, relativas à operação nos primeiros nove meses do ano. Os títulos da operadora postal fecharam a somar 3,99%, para 2,87 euros.

Os títulos da EDP (1,68%) e EDP Renováveis (3,34%) também encerraram o dia em alta. Esta semana ambas apresentaram as suas contas ao mercado e os investidores dão sinais de satisfação.

A EDP apresentou um lucro de 460 milhões de euros até setembro de 2019, um valor 55% acima do registo em igual período de 2018. A par da demonstração de resultados, a EDP informou que a CNIC baixou do patamar mínimo de 2% das participações qualificadas a 29 de outubro, para 1,88% do capital social e direitos de voto.

Já em a EDP Renováveis, além dos resultados, comunicou ao mercado que a Mayflower, uma joint venture atualmente detida pela EDPR Offshore North America em 50% e pela Shell em igual parte, foi selecionada no leilão de Massachusetts para fornecer 804 MW de energia limpa. O projeto tem início das operações esperado para 2025.

Em contraciclo, destaque para as quedas do BCP, Pharol e Galp, embora incapazes de inverter a tendência na bolsa nacional.

Entre as principais congéneres europeias, registaram-se quedas generalizadas, quando a Fed desceu, pela terceira vez este ano, os juros diretores para o intervalo entre 1,5% e 1,75%. “Olhando para o comunicado, a instituição deixa cair a expressão “agir de forma apropriada para manter a expansão” da economia norte-americana, o que está a ser visto como uma pausa nos cortes de juros”, explica o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

O anúncio de que o processo de destituição de Donald Trump da presidência dos EUA vai avançar para o senador norte-americano, também terá influenciado a tendência bolsista, bem como o anúncio de que a China tem dúvidas sobre o acordo de longo prazo com os EUA para solucionar a chamada guerra comercial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.