[weglot_switcher]

PSI 20 segue Europa em alta após assinatura de acordo comercial ‘Fase 1’ entre EUA e China

A assinatura de uma primeira do acordo comercial entre EUA e China é entendido pelos investidores como um sinal de progresso
16 Janeiro 2020, 08h52

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,08%, para 5.307,52 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quinta-feira, 16 de janeiro, depois da assinatura do acordo comercial ‘Fase 1’ entre os Estados Unidos e a China. Os dados do setor automóvel na União Europeia também contribuem.

A assinatura de uma primeira do acordo comercial entre EUA e China é entendido pelos investidores como um sinal de progresso. Pequim vai aumentar as importações de bens e serviços para os EUA em 200 mil milhões de dólares e Washington, em troca, vai reverter algumas das tarifas alfandegárias impostas a produtos chinesas. O documento protocolado na quarta-feira também prevê o aumento de 54 mil milhões de dólares em importações de energia, 78 mil milhões de dólares em produtos fabricados e 38 mil milhões de dólares de importações adicionais em serviços.

A China deverá importar 40 mil milhões de dólares em produtos agrícolas norte-americanos numa base anual durante um período de dois anos com base nas condições de mercado, enquanto os EUA vão cancelar tarifas adicionais a produtos chineses e reduziram em metade tarifas em vigor para 7,5% em 120 mil milhões de dólares de produtos do gigante asiático (incluindo televisões, auscultadores Bluetooth e calçado).

Outro dado relevante para o ânimo dos investidores europeus é o facto de a venda de carros na União Europeia (e países Associação Europeia de Livre Comércio, EFTA) ter aumentado 21,4%, para 1.262 milhões de unidades. Considerando apenas a União Europeia houve uma subida de 21,7% para as 1.215 milhões de unidades. As fabricantes Volkswagen (21,3%), Renault (22,9%), BMW (15,9%), Daimler (18,3%) e Fiat-Chrysler (13,8%) registaram crescimentos nas suas vendas. Já a PSA registou uma quebra de 2,7%.

Em Portugal, dez empresas cotadas valorizam, cinco desvalorizam e três negoceiam sem variação. Os ganhos da EDP (0,45%) EDP Renováveis (0,56%), da Navigator (0,77%) e Galp (0,17%) suportam o PSI 20.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.