[weglot_switcher]

PSOE e Unidas Podemos chegam a acordo para formar novo Governo

Os socialistas espanhóis chegaram a acordo com Pablo Iglesias da coligação Unidas Podemos para a formação de um novo governo em Espanha. Os dois líderes falarão ao público esta tarde para anunciar os termos do compromisso, mas para já, a imprensa espanhola avança que o acordo coloca Iglésias como vice primeiro-ministro.
12 Novembro 2019, 12h47

O que parecia impossível há seis meses foi alcançado em menos de 48 horas. Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a um pré-acordo para formar um governo, segundo fontes socialistas, citadas pela imprensa espanhola.

Os contactos entre os líderes do PSOE e da Unidas Podemos começaram na segunda-feira à noite com a máxima discrição, escreve o “El Mundo”. Somente ao final desta manhã, quando o pré-acordo já estava em andamento, é que os socialistas divulgaram um comunicado para anunciar o encontro entre Sánchez e Iglesias. Segundo a imprensa espanhola, o líder do Podemos será o vice-presidente do Governo (ou seja, vice primeiro-ministro).

Segundo a imprensa espanhola, os dois líderes deixaram cair todos os vetos que contribuíram para que a coligação de esquerdas tenha fracassado depois das eleições de abril. Os dois líderes dos partidos farão uma declaração conjunta, esta terça-feira às 13h00, segundo a emissora espanhola La Sexta.

Apesar do acordo, PSOE e Unidas Podemos não têm deputados suficientes para governar em maioria no Congresso. Os socialistas venceram as eleições de domingo e elegeram 120 deputados. Já a coligação de esquerda ficou-se pelos 35. A maioria na câmara baixa das Cortes é de 176 deputados.

As eleições de domingo deixaram o parlamento espanhol ainda mais fragmentado do que as eleições anteriores em abril, com os socialistas a venceram mas sem maioria absoluta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.