[weglot_switcher]

PTP alerta para mercantilização da saúde e diz estar atento a desinvestimento no setor

O partido questiona se a atual coligação entre PSD e CDS-PP está interessada em manter o atual cenário que se vive na saúde, porque se tal acontecer, refere Edgar Silva, o risco de cair é “grau crescente”.
25 Outubro 2019, 12h12

O PTP alertou para a mercantilização que tem existido na saúde, e para o posicionamento de certos profissionais em que no público não se pretende aumentar a produtividade enquanto que no privado interessa aumentar lucros, e mostrou-se atento a sinais de desinvestimento no setor.

“Estamos muitíssimo atentos; vigilantes. Atentos aos sinais. A área da saúde, e do social, fazem cair governos, este novo governo de coligação, não será excepção”, alertou Edgar Silva, coordenador da área da saúde do PTP.

Edgar Silva questiona se a atual coligação entre PSD e CDS-PP está interessada em manter o atual cenário que se vive na saúde, porque se tal acontecer, refere Edgar Silva o risco de cair é “grau crescente”.

O coordenador de saúde do PTP refere que as listas de espera e de abandonados, “são filões” para negócios de amigos.

Edgar silva pede ainda explicações sobre a nomeação de uma nova direcção clínica, com um passado conturbado.

“Agora que se exige profissionalismo e competência, não se pode arriscar, uma “equipe” de vingadores, acima de tudo exige que se conheça uma realidade, que já não é, a de um passado recente”, defende.

São ainda pedidas explicações sobre o posicionamento de certos profissionais que “continuam a dispor” das estruturas do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), onde se confundem “conflitos de interesses” numa promiscuidade entre setores, em que no público “não interessa nada em aumentar” a produtividade, e o privado, que “interessa aumentar os lucros, desviando para o sector público, tudo o que ponha em causa a sua sustentabilidade”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-saude/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”236″ slug=”gastos-com-saude” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-saude/thumbnail?version=1562151042894&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.