[weglot_switcher]

Puigdemont e Junqueras apresentam-se como deputados no Parlamento

Primeiro-ministro Mariano Rajoy marcou para 17 de janeiro a sessão inaugural do Parlamento catalão, depois das eleições antecipadas, que foram realizadas devido à crise independentista na Catalunha.
  • Yves Herman/Reuters
9 Janeiro 2018, 18h58

O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e o ex-vice-presidente catalão Oriol Junqueras, apresentaram as credenciais no Parlamento como deputados para a próxima legislatura. Ambos tinham sido destituídos pelo Governo central de Madrid, mas regressaram pouco mais de uma semana antes da reabertura do Parlamento regional.

Fontes próximas das candidaturas, que vão ser votadas a 17 de janeiro, confirmaram à agência espanhola Efe que se apresentaram no Parlamento não só Puigdemont e Junqueras, mas também outros eleitos nas eleições de dia 21 de dezembro. As exceções terão os titulares das pastas do Ensino e Cultura, Clara Ponsatí e Lluís Puig, respetivamente.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy marcou para 17 de janeiro a sessão inaugural do Parlamento catalão, depois das eleições antecipadas, que foram realizadas devido à crise independentista na Catalunha. O partido Ciudadanos, liderado por Albert Rivera, venceu as eleições autonómicas, mas Rajoy ainda quer encontrar-se com os vários partidos para avaliar as possibilidades de formação de do governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.