[weglot_switcher]

“Pura ficção, um sonho”: presidente da UEFA nega Superliga Europeia

Aleksander Ceferín refere que a competição “não tem pernas para andar” e que o órgão máximo do desporto europeu já se encontra a estudar “algumas ideias”, sendo que a Superliga Europeia não está a ser equacionada.
20 Novembro 2018, 17h11

“Neste momento é pura ficção. Um sonho”. É desta forma que Aleksander Ceferín, atual presidente da UEFA, classifica a possibilidade da criação de uma Superliga Europeia. Em declarações à “BBC”, o dirigente do órgão que tutela o futebol na Europa, sublinha que a competição “não tem pernas para andar”.

Estas declarações de Aleksander Ceferín têm o apoio de Andrea Agnelli, presidente da Juventus e líder dos Grandes Clubes Europeus (ECA). Segundo o jornal desportivo a “Marca”, os dois dirigentes tem três propostas para poderem vir a ser implementadas.

A primeira passa por fazer alterações nas regras do futebol a partir de 2024. Em segundo lugar uma calendarização desportiva que será revista, de modo a existirem mais competições europeias e menos jogos nacionais. Finalmente, introduzir melhorias nessas mesmas competições europeias, por forma a que no final os vencedores não sejam sempre as chamadas ‘equipas de elite’.

Além disso, Aleksander Ceferín e Andrea Agnelli pretendem criar uma terceira prova europeia, juntando-se assim à Liga dos Campeões e Liga Europa, assegurando que essa “será uma competição mais ampla”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.