[weglot_switcher]

Putin revela que 755 diplomatas dos EUA deverão deixar a Rússia

O presidente russo anunciou hoje que a saída dos diplomatas norte-americanos, faz parte da decisão de reduzir a 455 o número de funcionários dos Estados Unidos no seu país, depois do Senado norte-americano ter aprovado sanções contra a Rússia.
  • Vladimir Putin
30 Julho 2017, 20h30

Numa entrevista ao canal público de televisão, Rossia 24, Vladimir Putin referiu que “mais de um milhão de pessoas trabalhavam e continuam a trabalhar” na Embaixada e consulados americanos na Rússia, contudo “755 pessoas deverão interromper suas atividades na Rússia”, admitiu.

“Aguardámos o tempo suficiente, com a esperança de que a situação pudesse melhorar”, salitentou Putin. “Porém, tudo indica que caso a situação mude, não vai acontecer rapidamente”, advertiu.

De recordar que o Senado dos Estados Unidos aprovou de forma esmagadora na última quinta-feira, sanções contra a Rússia, Irão e Coreia do Norte, mesmo com as objeções do presidente Donald Trump. A lei, que teve o forte apoio de republicanos e de democratas, será agora enviada à Casa Branca para a sanção ou o veto do presidente.

Segundo a agência Reuters, a aprovação no Senado irritou Putin, e gerou promessas de retaliação por parte do presidente russo.

Também a BBC avança que as novas sanções dos EUA foram em retaliação tanto para a anexação da Rússia de Crimeia em 2014 quanto na interferência russa nas eleições dos EUA. As novas sanções dos EUA contra a Rússia foram aprovadas por ambas as câmaras do Congresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.