[weglot_switcher]

Quais os cuidados a ter com os animais de companhia durante o isolamento?

A SOS Animal, associação de defesa animal e ambiental, sugere cinco cuidados a ter com os animais doméstico, de forma a proteger os animais e os humanos. 
2 Abril 2020, 08h07

Perante o Estado de Emergência, o decreto-lei estabelecido pelo Governo permite os passeios com os animais de estimação. No entanto, existem cuidados a ter com os animais de companhia durante o período de quarentena.

Embora não esteja provado que os animais transmitem o novo coronavírus, existe um caso na Bélgica em que um gato doméstico testou positivo para Covid-19 depois de estar em quarentena com o dono. Assim, as dúvidas face ao tema permanecem e a melhor opção é a prevenção.

A SOS Animal, associação de defesa animal e ambiental, sugere cinco cuidados a ter com os animais doméstico, de forma a proteger os animais e os humanos.

Evitar locais movimentados, como parques para cães, é a primeira recomendação da SOS Animal, uma vez que “é preciso ter atenção o local escolhido” para passear o animal doméstico. “Evite passear o patudo em locais escolhidos habitualmente para esse efeito e procure ter um momento a dois, longe de outras pessoas e animais”, explica a associação, de forma a evitar a propagação.

Não permitir o toque de terceiros é outra recomendação da associação animal. As demonstrações de afeto e carinho para com os animais são habituais mas atualmente pode ser perigoso. “A melhor demonstração de carinho é agora proteger o seu animal do toque de terceiros e do contacto com outros animais, e garantir que faz o melhor por ele e por si”, esclarece.

Além de evitar levar sujidade para casa, a limpeza das patas dos animais deve ser tida em conta quando eles regressam da rua. “No regresso de cada passeio com o seu animal doméstico, as patas devem ser limpas antes de entrar em casa, principalmente as almofadinhas plantares – por cima, por baixo e entre os dedos. Além das patas, também a barriga e o focinho devem ser limpos para garantir a máxima higiene, tomando o cuidado necessário para não tocar nos olhos”, refere a SOS Animal.

A utilização de produtos veterinários deve ser prioritária, uma vez que são próprios para animais. “Seja para a limpeza das patas, barriga ou focinho, utilize sprays ou toalhetes com base em clorexidina”.

A utilização de álcool nos animais deve ser evitada a todo o custo, e ser utilizado caso não existam outras opções disponíveis.  Assim, a SOS Animal esclarece que “o álcool deve ser utilizado em pequenas porções e sem causar fricção para evitar irritar a pele dos animais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.