[weglot_switcher]

Qualcomm faz proposta para comprar empresa de semicondutores por 4,6 mil milhões

A corrida ao desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma tem ganho tração no último ano, com cada vez mais marcas a apostarem na combinação entre veículos elétricos e este tipo de tecnologia.
5 Agosto 2021, 17h06

A Qualcomm apresentou uma proposta de 4,6 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) para a aquisição da fabricante de chips direcionados à industria automóvel Veoneer. Um dos objetivos da multinacional norte-americana é estabelecer uma posição “firme” no mercado emergente de condução autónoma, avança a “Bloomberg”.

A corrida ao desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma tem ganho tração no último ano, com cada vez mais marcas a apostarem na combinação entre veículos elétricos e este tipo de tecnologia. Fabricantes automóveis globais e fabricantes de chips viram atenções para o crescimento em recursos avançados de segurança em automóveis de passageiros.

A Qualcomm “foi a licitante alternativa lógica” da Veoneer, dada uma colaboração que as empresas anunciaram pela primeira vez no ano passado para desenvolver assistência ao condutor e sistemas autónomos, segundo Dan Levy, analista do Credit Suisse Securities.

A Qualcomm tem vindo a expandir o seu alcance para lá dos smartphones, que são o produto mais conhecido da empresa norte-americana. Os produtos automóveis representaram 3% das vendas de chips no ano passado e vêm numa tendência crescente nos últimos trimestres.

O CEO da multinacional norte-americana, Cristiano Amon, escreveu numa carta que o interesse da sua empresa era “impulsionado pela” Arriver, a unidade de software da Veoneer que trabalha para ajudar os carros a perceber e tomar decisões autonomamente.

“Embora tenhamos planeado explorar um desinvestimento dos ativos não-Arriver para partes que estão melhor posicionadas para fazer crescer esses negócios fortes e estáveis, nem a separação nem a venda dos ativos não-Arriver é uma condição da nossa proposta”, disse Amon à Veoneer. “Nenhum dos dois deverá ser concluído antes do encerramento do negócio”.

A Qualcomm provavelmente presume que será capaz de recuperar parte do que planeia pagar pela Veoneer através da procura de outros ativos, disse Joe Spak, analista da RBC Capital Markets, num relatório citado pela agência financeira.

A Qualcomm e a Veoneer disseram que planeiam desenvolver assistência ao motorista e um sistema autónomo integrando a tecnologia de perceção da Veoneer e o software com os chips da Qualcomm.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.