[weglot_switcher]

Quando chega o Wi-Fi aos locais públicos europeus? Eurodeputado português pressiona Bruxelas

Atraso da implementação do programa WIFI4EU motivou Carlos Zorrinho a questionar a Comissão Europeia sobre o assunto.
4 Setembro 2018, 16h13

O atraso na implementação da iniciativa WiFi4EU, com a finalidade de financiar equipamento e os custos de instalação de soluções Wi-Fi para utilização gratuita em locais públicos, que já se arrasta há nove meses, levou Carlos Zorrinho a questionar, esta terça feira, 4 de setembro, quais as intenções da Comissão Europeia relativamente à iniciativa.

Zorrinho questiona, sobretudo, para quando está previsto o lançamento do programa, qual a ambição da mesma e quantos vales vão disponibilizar para os municípios interessados em aderir.

A sua preocupação relativamente ao funcionamento do portal, que impossibilitava os interessados de ser candidatarem em igualdade de condições, mantém-se, e questiona que medidas vão ser ”tomadas para evitar a repetição de problemas associados à metodologia escolhida para o ordenamento das candidaturas e a entrega dos vales”.

E, por fim, procura saber em que ponto se encontra o desenvolvimento da iniciativa e quais ”são os determinantes para atingir os objetivos da iniciativa WIFI4EU?”

Carlos Zorrinho considera esta iniciativa como uma ‘’vítima do seu sucesso, mas sobretudo vítima de erros na preparação técnica’’,  avança o comunicado.

Comissão Europeia adiou lançamento

A Comissão Europeia aprovou, em 2017, a iniciativa WiFi4EU, com a finalidade de financiar equipamento e os custos de instalação de soluções Wi-Fi para utilização gratuita em locais públicos e centros de vida social local, incluindo espaços abertos ao público em geral, como jardins, praças, escolas, bibliotecas por toda a Europa.

O programa, deveria ter entregue os primeiros vales de inscrição em janeiro 2018. Sofreu alguns atrasos, e apenas reabriu as candidaturas a 15 de maio deste ano, tendo tido uma alta aderência por parte dos municípios dos 28 Estados membros.

Apesar da resposta positiva por parte dos locais públicos interessados em aderir, a Comissão Europeia (CE) decidiu adiar a primeira fase do lançamento em maio. O anúncio da suspensão das candidaturas foi feito pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM). A entidade reguladora informou ainda que as entidades já registadas não terão de se candidatar novamente aos vales que podem ser aplicados na compra de equipamentos de rede.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.