[weglot_switcher]

Quanto custa o Brexit ao Reino Unido? Quase mil milhões de euros por semana

Anualmente este valor sobe para os 45 mil milhões de euros. O Produto Interno Bruto britânico caiu cerca de 2%, desde a votação em junho de 2016.
14 Fevereiro 2019, 18h42

O custo do Brexit para o Reino Unido ronda os 906 milhões de euros, por semana e os 45 mil milhões de euros ao final do ano. As estimativas são de Gertjan Vlieghe, membro do comité da política monetária do Banco de Inglaterra, segundo revela o jornal “The Guardian”. The Guardian”.

O analista deixou ainda o aviso para uma eventual saída sem acordo poder levar a um descida das taxas de juro. Desde o voto em junho de 2016, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu cerca de 2%. “Esses 2% do PIB não é um número banal, são 40 mil milhões de libras ou, se preferirem os números em ‘autocarros’, 800 milhões por semana”, afirmou durante a conferência de imprensa.

Gertjan Vlieghe sublinhou que o investimento empresarial no Reino Unido, registou uma queda de 3,7% em 2018, apesar do aumento de cerca de 6% no ano no resto do G7. Os gastos dos consumidores também desaceleraram com a pressão dos preços mais altos das famílias, provocada pela queda acentuada no valor da libra logo após a votação do Brexit.

“O crescimento do Reino Unido nos últimos dois anos foi mais fraco do que esperávamos com base apenas no desempenho da economia global. Com base no que aconteceu no resto do mundo, esperávamos que o crescimento do Reino Unido acelerasse, mas na verdade diminuiu”, referiu o analista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.