[weglot_switcher]

Especial 2018: Quanto vai abrandar o crescimento do PIB português?

A recuperação da economia europeia está a entrar em modo de cruzeiro, segundo o Fundo Monetário Internacional, que em novembro destacou que a expansão está cada vez mais forte e abrangente.
1 Janeiro 2018, 10h30

A instituição de Bretton Woods subiu a previsão do crescimento para 2018 em 0,2 pontos percentuais para 2,1 %, devido ao aumento da procura interna e da apreciação do euro, o que significa que a desaceleração face à expansão de 2,4% prevista para 2017 deverá ser mais suave que antecipada anteriormente.

Esses ventos favoráveis chegam também à economia portuguesa, que após o brilharete de 2017, ano no qual vai crescer 2,6% e igualar o feito de 2000, em 2018 deverá registar uma expansão acima de 2%. As previsões mais recentes também apontam para um desaceleração mais ténue da que se previa há alguns meses.

O Governo estima que o Produto Interno Bruto aumente 2,2% nos próximos 12 meses (face aos 1,9% que previa em abril), impulsionado pelas exportações e o investimento, enquanto o Banco de Portugal é mais otimista e prevê uma expansão de 2,3%.

Como sempre, as estimativas não estão isentas de riscos, e na conjuntura atual eles são principalmente externos.

Os impactos do Brexit, a crise na Catalunha, o endividamento da China e as tensões geopolíticas causadas pela Coreia do Norte estão nas listas de todos os economistas.

O FMI salienta, no entanto, um dos riscos que poderá afetar Portugal diretamente: “na zona euro, os países com níveis elevados de endividamento poderão sentir dificuldades em lidar com custos de financiamento acrescidos quando a acomodação da política monetária for reduzida”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.