[weglot_switcher]

Quantos quilos a mais aumentam o risco de doenças crónicas?

De acordo com os resultados do estudo desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Harvard, na idade adulta, basta ultrapassar cinco quilos para além do peso ideal para aumentar o risco de doenças crónicas.
24 Julho 2017, 20h08

Os jovens adultos estão a engordar mais e consequentemente, a aumentar o risco de desenvolver doenças crónicas e ter uma morte prematura.

Segundo as conclusões do estudo da Universidade de Harvard e publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA), engordar cinco quilos está associado a um risco 30% maior em desenvolver diabetes tipo 2, assim como em desenvolver hipertensão (14%) e doenças cardíaca ou AVC (8%).

Como reporta o site Health 24, cada cinco quilos acima do peso ideal agrava em 6% o risco de cancro relacionado com a obesidade, morrer prematuramente (5%) e menos probabilidade de ter um envelhecimento saudável (17%).

Para este estudo os investigadores da Universidade de Harvard analisaram 92.837 mulheres e 25.303 homens em duas fases, uma no início da vida adulta (aos 18 anos nas mulheres e as 21 nos homens) e outra durante a meia idade, aos 55 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.